Como motivar os alunos a querer estar na escola e qurerer aprender?

A leitura do caderno I, propõe uma revisão da História da Educação principalmente do Ensino Médio. Ao olhar novamente para a História da Educação, faz perceber que a educação desde o principio foi direcionada para as elites, para que o povo não tivesse acesso. Com o passar do tempo e a busca pela qualidade de educação, foram criadas leis visando garantir a ampliação do acesso e permanência na Escola. E agora que estão todos na Escola?
No caderno II, a discussão é sobre “Os sujeitos do Ensino Médio”. Os diferentes sujeitos que compõem nosso alunado: as “Juventudes”.
Percebo que nossa escola, considera as características dos estudantes ora de modo coletivo e generalizado; ora de modo particular no caso dos alunos indisciplinados nos quais as características individuais se sobressaem. Muitas vezes valorizamos o negativo deixando de lado os alunos que se destacam positivamente. Em nosso trabalho em várias ocasiões, tentamos conduzir os alunos indisciplinados a colar-se no lugar daqueles que vem atrapalhando, porém raramente tentamos colocar-se em seu lugar para descobrir as motivações de suas ações. Estamos sempre tentando vencer/enfrentar o desafio de educar: proporcionar aprendizagem aos nossos educandos. Penso que a maior dificuldade é ensinar quem não quer aprender. Parte de nossos jovens, não tem perspectivas de um futuro melhor do que o presente. Esse é o nosso desafio instigar os alunos a busca pelo conhecimento e de novas perspectivas. Talvez esse seja o caminho. Mas como?