COLETIVO DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICTÓRIO por Marlene Alves Frederick

Reflexão e Ação nº 02, Área: Linguagens – GRUPO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICTÓRIO

Após conversar com alunos do Ensino Médio, tanto diurno e noturno, do Colégio Estadual Professor Victório E. Abrozino sobre as cinco práticas de linguagem (interações e expressões) foram  apontadas como as principais linguagens presentes  em suas vidas a conversa informal com os pais, amigos e familiares; o estudo orientado nas escolas com leituras e produções de textos, exposições artísticas, envolvendo a música,  dança , a linguagem corporal, visual e de sinais; a interação nas redes sociais; a utilização das mídias como televisão, ferramentas de pesquisa online e a leitura propriamente dita.
Com base nestas vertentes poderíamos trabalhar a linguagem através de eventos culturais que abrem espaço para os jovens se expressarem através da música, da dança e do teatro. Dessa forma, estaria presente a escrita, a leitura, a expressão corporal na composição das músicas e das peças teatrais, nas coreografias e movimentos da dança. Outra maneira de trabalharmos as linguagens é fazendo uso das tecnologias, que abrem o leque para a língua estrangeira presente em quase todo esse meio ou sugerindo atividades orientadas que deveriam ser “postadas” e “curtidas” pelos alunos. Outro fator que devemos ressaltar é a evolução dos jogos eletrônicos que podem ser utilizados como ferramenta educativa uma vez que se sabe sua evidente contribuição no raciocínio e interpretação elementos essenciais na linguagem.
A partir destas práticas que incentivam a participação, o professor surgiria para cumprir um papel de mediador na busca dos diversos sentidos possíveis da linguagem, articulando o conhecimento, fazendo comentários, fornecendo estratégias que possam enriquecer o diálogo, construindo sentido sobre tudo o que nos cerca. A prática escolar, relação professor/aluno e aluno/aluno é mediada principalmente pela palavra, e não pode ser vista como algo neutro, desvinculado da realidade.
Mas, para que seja possível essa aplicação faz-se necessária a aceitação da necessidade de mudança nas relações para tornar possível uma pedagogia que oportunize novas possibilidades de participação e humanização dos processos educativos.