COLÉGIO VICTORIO E. ABROZINO - CASCAVEL PARANA

COL. EST. PROF. VICTÓRIO EMANUEL ABROZINO – EFMP

Cascavel - PR

REFLEXÃO E AÇÃO 3 – CADERNO V

 

Adriana Biancato

Ana RitaMachado

Evi Weber

Juliana Gobbi

Michelle Scanagatta

Rodrigo José Lopes

Roseny Dalla Valle

 

Professor, professora, no decorrer desta Unidade propusemos dois exercícios individuais de reflexão a partir da sua especialidade. Chegou o momento de compartilhar suas ideias e anotações com os demais colegas.

a) Sobre o Homem Vitruviano propomos que:

- Compartilhem as anotações feitas anteriormente sobre o que identificaram no desenho de Leonardo da Vinci.

- Explicitem quais articulações percebem nessa obra com as dimensões do trabalho, cultura, ciência, e tecnologia, compatíveis com a época em que ela foi produzida pelo artista.

b) Sobre a exposição idealizada:

- Compartilhem e debatam as anotações feitas anteriormente sobre a idealização da exposição.

- Registrem os conhecimentos que consideraram mobilizados em cada área de conhecimento e as articulações identificadas com as dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia.

A partir desses dois exercícios de reflexão e combinando com as reflexões realizadas nas outras duas unidades, seria possível definir alguns critérios para a modificação de determinadas rotinas no trabalho semanal que permitissem novos planejamentos mais integrados?

Em relação à proposição das reflexões acerca da obra “Homem Vitruviano”  alguns aspectos importantes devem ser considerados. Esse desenho de Leonardo da Vinci deriva de um trabalho realizado pelo arquiteto romano chamado Marcus Vitruvius Pollio que apresentou um estudo matemático no século I a. C onde este descreve, num Tratado de Arquitetura, as proporções ideais do corpo humano.

Esse conceito do modelo ideal para o ser humano inspirou Leonardo Da Vinci que em 1490, com base na descrição de Vitruvius fez o famoso desenho. Nele, Da Vinci representou as proporções ideais do corpo humano masculino e que expressam o ideal clássico da beleza. As posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferentes, inseridas num círculo e num quadrado, ao mesmo tempo. Expressa o conceito da “Divina Proporção” que se fundamenta numa das leis que regem o equilíbrio dos corpos, a harmonia das formas e dos movimentos. E esse conceito pode ser estendido ao Universo como um todo. Isso pode ser observado no mundo que nos cerca. Assim, quando achamos algo bonito, harmonioso, significa que essas formas obedecem a uma regra geométrica especial chamada proporção áurea. Esse estudo demonstra que todas as medidas têm uma proporção exata, podendo ser comprovada.

Assim, dentre muitas medidas descritas no estudo, podemos destacar a altura do corpo humano é igual à largura dos braços abertos, a cabeça de uma pessoa corresponde a 1/8 de sua altura total, a palma da mão (do pulso ao topo do dedo médio) equivale a 1/10 da altura do corpo, o pé representa 1/6 da altura do corpo e a face (do queixo ao topo da testa) equivale a 1/10 da altura do corpo.

Pelo viés da filosofia, a figura mostra mais que as proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos. A figura presente na obra está dentro de um círculo e de um quadrado que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo como símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade. A figura humana está totalmente integrada a estas figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, o macrocosmo aqui como o universo e o microcosmo como o homem totalmente integrados. A figura na posição de braços abertos longitudinais ao corpo formam uma cruz latina, símbolo da verticalização do homem em busca do sagrado com um trabalho na matéria (horizontal).

Desta maneira o Homem Vitruviano é um pentagrama, que é um símbolo estelar de cinco pontas representando o homem e sua relação também com os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) que por sua vez tem relação com os quatro corpos da Personalidade e a cabeça como o elemento racional da Tríade que traz o poder de discernimento adquirido pela obtenção de conhecimento.

Diante dessa interpretação da obra, analisando sua relação com conceitos das ciências exatas, humanas e da área de linguagens, podemos considerar o desenho como um símbolo perfeito e acabado da simetria do corpo humano e um marco do antropocentrismo, um símbolo da interconexão do homem com o universo e que até hoje é considerado símbolo universal da humanidade. 

Considerando a proposição da realização de uma exposição inspirada na obra de Lygia Clark como uma maneira de mobilizar conhecimentos de todas as áreas, a partir das dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia.

Lygia Clark é uma artista contemporâneo que trabalha com materiais do mundo e problematiza diretamente setores da vida cotidiana e sua singularidade está no pedaço de mundo que escolhe obrar e nos procedimentos que inventa para isso. Como Suely Rolnik destaca “como artista contemporânea que Lygia é sem dúvida – aliás, hoje, das mais prestigiadas na cena internacional –, o pedaço de mundo com o qual ela escolhe fazer essa sua obra é precisamente o corpo vibrátil atrofiado e, seu corolário, a subjetividade estética inibida na vida coletiva”.

Rolnik ainda ressalta que, a partir dos anos 80 do neoliberalismo triunfante, a arte vem sendo cada vez mais instrumentalizada pelo mercado e a obra de arte tem sido assim reduzida a seu valor de troca, avaliada estritamente em função das flutuações do mercado, perdendo todo seu valor de uso como prática estética. Nessa “nova ordem, arte é o vendável” ou aquilo que ajuda a vender ou a se vender.

É em função dessa desmitificação da arte que poderá ser realizada a abordagem para uma proposição de exposição com os alunos da escola, pois as práticas estéticas contemporâneas trabalham com o tecido da realidade: interferências que abrem interstícios de problematização e colocam o mundo em obra. A singularidade de uma proposta está no pedaço de realidade onde ela se inscreve e nos procedimentos de sua inscrição: quanto mais sutis e precisos, maior seu poder crítico, mais contundentes seus efeitos.

Assim, diante dessas reflexões é possível perceber que o trabalho interdisciplinar e integrado pode ser realizado na escola, mas requer trabalho em equipe, uma organização prévia para planejamento das ações e propostas de execução das atividades, bem como adequações curriculares e cronograma para tais atividades serem inseridas no momento oportuno para os envolvidos.  Sabemos que existem muitas dificuldades para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, nas atuais condições em que se encontra o ensino público estadual. No entanto, entende-se que essas não são barreiras intransponíveis, muitas dessas dificuldades podem ser solucionadas pelos próprios docentes.

É necessário que o espaço destinado à construção coletiva do projeto pedagógico da escola se constitua em oportunidade efetiva de estabelecer relações de trabalho e de conhecimento das áreas de atuação dos colegas e que as discussões coletivas possam diagnosticar possibilidades e impeditivos para a realização de um ensino mais efetivo, a partir dos quais a atuação docente se tornaria mediadora de todo o processo. Logo, se a pretensão é que tenhamos alunos mais motivados, mais interessados e com melhores níveis de aprendizagem, a interdisciplinaridade apresenta-se como uma opção.

Portanto, como Bonatto et. al (2012) destacam a interdisciplinaridade na escola vem complementar as disciplinas, criando no conceito de conhecimento uma visão de totalidade, onde os alunos possam perceber que o mundo onde estão inseridos é composto de vários fatores, que a soma de todos formam uma complexidade.

BONATTO, Andréia; BARROS, Caroline Ramos; GEMELI, Rafael Agnoletto; LOPES, Tatiana Bica; FRISON, Marli Dallagnol. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, 2012. Disponível Em < http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/vi... > Acesso em 30 out. 2015.

ROLNIK, Suely. Subjetividade em obra Lygia Clark, artista contemporânea. Disponível em < http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Subjemobra.pdf > Acesso em 30 out. 2015.