COLÉGIO ESTADUAL TAQUÍNIO SANTOS - FOZ DO IGUAÇU/PR

COLÉGIO ESTADUAL TARQUINIO SANTOS
ETAPA I - CADERNO III

Proposta Curricular

No dia dez de setembro foi realizado um debate com os alunos da segunda série (A) do ensino médio na aula de português da professora Célia. Os alunos puderam opinar sobre o currículo em questão, e afirmaram que todas as disciplinas são importantes na formação dos mesmos. Disseram que a disciplina de matemática poderia ser ramificada. Para cada assunto ou tema, deveria ter um docente para ministrar a aula. Na disciplina de Português uma professora para trabalhar só com redação, outra com literatura e outra com gramática. A professora de língua portuguesa colocou que até o 9º ano, a gramática é trabalhada separada, e, que no ensino médio já se trabalha a literatura. Apenas com três aulas por semana, não dá para se aprofundar em alguns itens como gramática, por exemplo.  A mesma leu os eixos de língua portuguesa que está no PPC, para os alunos entenderem como se trabalha os conteúdos em sala. Falando da leitura, escrita e oralidade, e a importância do aluno dominar esses eixos. Explicando que a gramática se trabalha contextualizada dentro do texto.
A professora Márcia comentou também que a sua disciplina de Educação Física tem todo um preparo do conteúdo para ser transmitido  ao aluno. Não é só chegar à sala de aula e trabalhar algo por conta. Tem que seguir o currículo que já vem pronto da mantenedora que no caso é a SEED. Tem a parte teórica que precisa ser desenvolvida em sala. Em seguida ministra a atividade prática. O aluno precisa ter o conhecimento do todo, e, dentro desse contexto, ambas as partes precisam ter um bom relacionamento, para que o trabalho seja bem desenvolvido.
A professora Mariluz de geografia comentou sobre o currículo da disciplina de geografia, onde trabalha a oralidade, escrita, a econômica política, regiões, etc. Os alunos precisam desse conhecimento. A aluna Samara questionou sobre a disciplina de  sociologia. Disse que é “chato” estudar os pensadores, eles colocam os pensamentos deles, os principais são eles, porém trazem o porquê está na história. Poderia ser passado de outra forma. Outro colega colocou que não precisa decorar apenas saber o que eles pensavam, e qual a função da sociologia, “o professor poderia trabalhar temas atuais, fazer um paralelo do passado com o presente pra melhor entendermos”. Outra dificuldade colocada por eles são os livros de literatura porque os temas são antigos e de difícil entendimento.
A professora Célia comentou que nos dias atuais não se tem autores como os antigos, e eles escreviam o que acontecia na época, e hoje são fictícios e a linguagem é mais fácil de ser lida. Colocaram também que as crianças de hoje vão continuar a ver os conteúdos antigos, e não vão saber como são nos dias atuais. Disseram que muito dos conteúdos estudados hoje não tem serventia na vida deles. Poderiam aprender de uma forma mais atrativa. O não aprender, não é culpa só do professor, mas do sistema.  Na opinião do aluno, a escola deveria avaliar os alunos classificando-os. Outra colocação dos alunos foi de ter aulas a mais na grade curricular. Ter Ensino Técnico e regular.  No contra turno a disciplina que o aluno escolher.
E que o ensino profissionalizante oportunizaria aos estudantes ingresso ao mercado de trabalho.

Célia Bonetti Castegnaro

Cesar Augusto Fraga de Souza