Colégio Estadual Tancredo Neves - EFMP - Francisco Beltrão - PR - Caderno V - Matemática

Colégio Estadual Tancredo Neves – EFM
Francisco Beltrão - PR
Caderno V – Matemática

O caderno V propiciou estudos que reafirmam a prática de determinadas ações que vêm de encontro à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, contemplando a ação interdisciplinar, a contextualização de conteúdos, a prática social como ponto de partida para a prática do ensino, etc.
É importante que o professor conheça a característica de seus estudantes no que tange à realidade familiar, social, profissional, bem como, suas necessidades, desejos e anseios. Esses dados contribuem com o enriquecimento das aulas, atribuindo maior sentido à vida dos alunos.
Quando indagados sobre o que ensinamos e para quê ensinamos, os professores cursistas respondem que a escola tem uma função social, que é formar cidadãos críticos, participativos, responsáveis, emancipados, e, portanto, transformadores da realidade social. No entanto, concordam que é preciso mudar a forma de ensinar, ou seja, discutir melhor o que se ensina, promovendo uma relação mais próxima entre o conteúdo e a realidade.
Com relação à ação interdisciplinar, ainda há uma certa insegurança quanto à forma de integrar os conteúdos abordados. Embora haja esforço dos professores para compreendê-la e levá-la à prática, todos concordam que é preciso aprofundar os estudos e realizar oficinas específicas que estimulem a prática interdisciplinar em sala de aula.
A integração curricular, por seu lado, deve ocorrer a partir da escolha de um conteúdo disciplinar, abrangendo outras disciplinas ou áreas de conhecimento. Não obstante, os conteúdos devem compreender o estudo científico, incluindo escritos clássicos que estimulem a reflexão e a construção de novos saberes.
Daí a necessidade de o professor estar atualizado com leituras afins à prática pedagógica, conhecer o objeto de estudo da sua disciplina, pesquisar fontes complementares explicativas dos conteúdos trabalhados, planejar bem suas aulas, enfim, procurar assegurar que as atividades propostas aos alunos se efetive, de fato.