Colégio Estadual Tancredo Neves - EFM - Francisco Beltrão PR Caderno 4 - Linguagens

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CADERNO 4 – LINGUAGENS

No Caderno IV estudamos os tipos de linguagem e sua relação com a prática social. Entendemos que a linguagem é responsável pela formação social. Significa dizer que a realidade social é o reflexo da ação humana.

Compreendemos que da ação humana provêm princípios ideológicos que reúnem pessoas e intenções, capazes de influenciar na realidade em seus diferentes aspectos. Segundo Althusser, a escola também funciona com base em princípios ideológicos, neste caso, a serviço do estado. Porquanto, o espaço escolar representa um ambiente onde a correlação de forças está dividida entre a reprodução e a libertação social.

Durante muito tempo, a escola tem dado ênfase à formação de pessoas com vistas à qualificação para o trabalho produtivo, ficando a formação humana à margem do interesse do capital. Atualmente, busca-se reverter essa ótica, tornar o trabalho um princípio educativo, cujos estudos devem dar sentido à vida dos jovens. Segundo Libâneo, a pedagogia humanizadora deve estar presente na prática docente, assegurando a formação humana integral.

A escola deve estar atenta aos direitos à aprendizagem enumerados na unidade 3, é uma forma de lembrar e de valorizar a realidade particular dos jovens estudantes. Com isso, é possível construirmos uma base mais sólida de aprendizagem, destacando as reais necessidades dos alunos do Ensino Médio.