COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES - NRE FOZ DO IGUAÇU - FOZ DO IGUAÇU

Reflexão e Ação

Caro colega professor, em um trabalho coletivo, envolvendo  professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos, levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes, do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no EM da Escola.

Perfil Social
A maioria dos nossos alunos não possui uma estrutura familiar sólida.
Muitos alunos estão fora da faixa etária e a proximidade com a fronteira propicia a distorção idade-série.

Perfil Cultural
Muitos de nossos alunos tem acesso ao cinema, embora não possuam o hábito da leitura.  Utilizam  o aspecto cultural como lazer, porém não agregam conhecimento, e condição cultural da família interfere na visão de perspectiva do aluno para o futuro.

Perfil Econômico
Apesar da condição social e cultural de nossos alunos, a condição econômica da maioria possibilita o acesso à tecnologia, porém esta não é utilizada adequadamente, embora muitos já estejam inseridos no mercado de trabalho, mesmo que informalmente.