Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Síntese do Caderno V - Etapa II - Pacto 2015

Vivemos num mundo em que a Matemática se faz presente em tudo e a todo instante, pois é uma ciência voltada para a interpretação e compreensão do mundo que nos cerca, favorecendo o acesso ao conhecimento que possibilita a inserção do educando como cidadão na sociedade, buscando soluções para os problemas e procurando modificar a sua realidade. A Matemática tem entre as suas funções, estimular o interesse, o raciocínio lógico, a criatividade, o espírito de investigação, qualificar, calcular, localizar o objeto no espaço, ler gráficos, tabelas, mapas e fazer previsões. Ela faz parte da vida das pessoas como criação humana, portanto deve estar contextualizada com outras áreas do conhecimento para que o aluno perceba sua importância e necessidade da prática. É importante ainda, desenvolver habilidades de comunicação, argumentação e agilidade no raciocínio lógico dedutivo, capacitando o indivíduo a tomar decisões frente a obstáculos. Tradicionalmente a disciplina de Matemática é vista como muito difícil. Esse pensamento, na maioria das vezes é caracterizado pela postura do professor, visto que a maioria deles assume uma postura tradicional. Atrelado a essa atitude, há ainda outro agravante, o formalismo excessivo que costumam exigir dos alunos. O professor deve conhecer a realidade dos educandos para poder relacionar os conteúdos que lhe são mais úteis e aproveitar as experiências por eles vividas. Cabe ao professor perceber e relacionar o conhecimento empírico em saber sistematizado. Assim, devem-se trabalhar os conteúdos a partir de situações problema próprios do contexto do aluno, para que possam transformar em instrumentos de compreensão crítica da realidade, ou seja, o professor deve se preocupar mais com os aspectos qualitativos em detrimento dos aspectos quantitativos. Ao ensinar matemática precisa-se levar em conta que a escola que se leciona não é um mundo em si, isolado, mas faz parte de uma organização mais ampla, a sociedade. Dessa forma, ensinar matemática para alunos determinados, numa sala determinada, pertencente a certo contexto, vai muito além da realidade vivida por ele, professor e alunos, já que se esse ensinar é atingido pelas expectativas e ações da organização social maior. É necessário que o professor de matemática focalize sua atenção nos inter-relacionamentos de sua prática diária concretizando dentro do contexto histórico social.