Colégio Estadual Santo Agostinho Ensino Fundamental Médio e Profissional do Município de Palotina - Pr.

Resumo

O presente artigo é uma síntese dos resultados práticos e teóricos vivenciados na realização de um projeto interdisciplinar tendo como eixo central o tema – energia – em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Santo Agostinho Ensino Fundamental Médio e Profissional do município de Palotina-Pr. Esta proposta de Intervenção Pedagógica foi elaborada e aplicada como sendo uma das tarefas do Programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Governo Federal. Trata-se de uma das atividades que os professores cursistas do PACTO pelo Ensino Médio deveriam desenvolver como atividade obrigatória, inerente ao curso. É a atividade da página 41 referente ao caderno III - Ciências da Natureza. O principal objetivo foi apresentar aos educandos novas metodologias interdisciplinares tais como a leitura e discussão a respeito de um tema proposto através de artigos, pesquisa em diversos sites na Internet, confecção de cartazes e realização de um experimento para que os alunos manipulassem objetos e negociassem significados entre si e os professores durante as aulas. A participação dos educandos aconteceu de forma abrangente, valorizando os conhecimentos prévios e ao mesmo tempo aproximando-os dos conhecimentos científicos. Pode-se perceber que aprendendo dessa forma o conhecimento torna-se mais significativo e atraente.

1. Introdução

O interesse pelo tema energia surgiu em função de que estamos num período onde a escassez de energia é notável e ela está cada vez mais cara. Embora optamos pela energia relacionada aos alimentos e a questão alimentar.
Desde os primórdios o Homem necessitou de energia para viver. Acompanhando a evolução da humanidade houve um aumento considerável de habitantes no planeta, e, uma crescente necessidade de fontes de energia. Até hoje a civilização industrial viveu quase que exclusivamente da exploração de energias acumuladas ao longo das épocas geológicas. Assim, mais de 85 % da energia consumida hoje é obtida através do carvão, petróleo, gás natural, urânio...
Hoje a sua transformação e utilização são realidade.
E em relação a nossa principal “fonte de combustível” – os alimentos - a evolução nos modos de cultivo avança a olhos vistos.
É preciso refletir sobre os nossos hábitos alimentares, pois o que mais vemos na mídia são produtos que prometem milagres em relação ao corpo mas não correspondem a uma prática alimentar adequada.

2. Desenvolvimento

Antes de iniciar a aplicação do projeto houve um bate papo informal, visando a sensibilização dos estudantes para participar como colaboradores, relatando sobre as possíveis atividades que iriam desenvolver. Ressaltamos o quão importante e necessário seria a colaboração deles para o bom desenvolvimento das ações que iríamos desenvolver em conjunto.•.
Para introduzir sobre o conteúdo, em Língua portuguesa foi trabalhado  com a leitura do artigo Fluorescência e estrutura atômica da  revista  Química Nova na Escola, os alunos fizeram discussão do mesmo com a  supervisão das  professoras de química e de português. Também se realizou debates - em Filosofia - com textos pesquisados pelos alunos versando sobre a autonomia na escolha dos alimentos saudáveis, a responsabilidade na prática alimentar e o consumo exagerado de refrigerantes. Em Educação física foi abordado sobre o índice de massa corporal em relação à altura; em História a abordagem focou a origem dos alimentos e a produção agrícola. Inglês ficou com a pirâmide alimentar (cartaz em inglês); em Arte o uso dos confetes para decorar e chamar a atenção para o consumo; em Química foi desenvolvido um experimento testando a condutividade elétrica ou não de alguns compostos covalentes e iônicos no estado sólido e em soluções, alguns ácidos também foram estudados; em Física a termodinâmica e em Biologia a energia celular ligada ao processo alimentar.

3. ANÁLISE E RESULTADOS

Após a aplicação das atividades propostas pode-se perceber que os estudantes se envolveram com responsabilidade e interesse, pois, os mesmos trouxeram de casa os materiais a serem testados e interagiram ativamente na realização da atividade prática proposta na aula de Química. Foi possível perceber que a Química é muito mais simples do que pensava. Os conteúdos que foram trabalhados em sala de maneira teórica foram contextualizados, tornando as aulas mais dinâmicas, o que facilitou a aprendizagem deles, visto que relacionaram a teoria com a aplicação da prática.     
Nas outras atividades propostas o que se percebeu é que as mesmas foram válidas, pois permitiram que os educandos questionassem e interagissem facilitando a compreensão sobre o assunto abordado, favoreceu a construção do conhecimento científico, oportunizando novas formas de construção da aprendizagem. O interesse dos alunos quanto à aprendizagem foi notável, visto que a maioria demonstrava interesse, tranquilidade, curiosidade e entusiasmo com a nova proposta apresentada a eles. Conforme comprovado nos depoimentos abaixo.
(...) pude concluir que com esse jeito das aulas, o conteúdo ficou mais divertido e interessante do que se imaginava. (aluno A)
(...) a conclusão que pude tirar dessa prática é que o material e a substancia, presente na água interfere para que ela conduza ou não corrente elétrica. Que quando conduz corrente, acende a lampadinha. É uma substancia iônica. (aluno B)
(...) achei legal as aulas desse jeito, porque a gente aprende mais e não fica só copiando um tanto de coisa, são mais interativas. Os conteúdos se inter-relacionam tipo tudo junto e misturado. (aluno C)

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao analisar a participação dos estudantes no decorrer da aplicação da atividade proposta pelo PACTO, ficou evidenciado que tanto nas aulas teóricas, quanto no Seminário, discussões, na realização do experimento os estudantes cresceram e se mostraram interessados, porque se sentiam ativos mentalmente e eram levados a refletir, discutir, construir hipóteses e propor soluções para as situações apresentadas chegando a um resultado.
   A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades propostas confirmou que o estudante é movido por sua curiosidade e pelo desejo de conhecer situações novas. Quanto às atividades experimentais realizadas em sala de aula ou nos laboratórios e a pesquisa feita pelos alunos nos textos foram consideradas relevantes para a aprendizagem científica, dando significado ao que foi estudado.

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