Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo - O Currículo

O currículo do Ensino Médio do Estado do Paraná através das DCEs, foi construído com o intuito de trabalhar com a prática e a teoria de uma forma diferenciada e inovadora. Esta proposta curricular tem o objetivo de fazer uma releitura para o Currículo Básico mudando assim os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). As disciplinas estão sendo organizadas por áreas de conhecimento. Esses dois importantes documentos asseguram ao educando o conhecimento historicamente construído e sistematizado, articulando assim, as diversas formas de conhecimentos tais como: Cultura, Trabalho, Ciência e Tecnologia, marcando assim, a concepção pedagógica de cada disciplina nas formas de trabalhar o aprendizado. O trabalho em equipe fortalece os recursos pedagógicos com a interação de diversos professores de diversas áreas, trazendo uma qualidade de ensino nas instituições públicas, pontuando assim, todos os conteúdos a serem trabalhados. As avaliações devem ter novos critérios, instigando o aluno pela busca do conhecimento e não por uma simples obtenção de nota. Partindo dessa premissa, acredita-se ser importante delimitar o foco neste assunto, a partir da compreensão e da implantação das finalidades para Educação Básica. Essas propiciam o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, fazendo com que o aluno construa sua própria autonomia na investigação de novos saberes e instigando-o a adquirir o gosto pela aprendizagem, fazendo com que o mesmo evolua no processo sócio crítico, sendo assim, essas finalidades devem ocorrer no processo ensino-aprendizagem entre o docente e o discente. O aluno somente será inserido em um meio a partir da socialização se o conhecimento de mundo for importante para a produção de sua própria identidade e com isso tenha uma participação efetiva na sociedade como um todo. No entanto, é visto que o discente em sua imaturidade não tenha o discernimento da importância do estudo e do conhecimento prévio cultural, intelectual e tecnológico, fazendo assim, com que seja desestimulado dos seus interesses. Cabe ao professor com a parceria do aluno mudar este panorama, pois ambas as partes são responsável por esta mudança e essa ocorrerá na necessidade do discente. O docente tem o papel fundamental nessa mudança, pois é o detentor do conhecimento e mediador da aculturação. O Ensino Médio deve estar voltado na ênfase de treinamento para fazeres mais práticos. A intenção de completar a formação geral de nossos estudantes nessa fase implica, entretanto, em uma atitude articulada no interior de cada área e no conjunto delas. A transformação de qualidade implica em promover a formação dos jovens, que devem conviver com essas mudanças quantitativas e qualitativas, decorrentes de processos sociais e culturais que precisam ser considerados e compreendidos. Adequar à escola a seu público atual é torná-la capaz de promover a realização pessoal, a qualificação para um trabalho digno, para a participação social e política, enfim, para uma cidadania plena da totalidade de seus alunos e alunas. No Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, localizado no Vitória Régia desenvolveu juntamente com o 3º ano do Ensino Médio, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a finalidade de instigar os alunos à pesquisa, fazendo com que os mesmos produzissem um artigo de nível cientifico com conteúdos interdisciplinares (Biologia, Física, Inglês, Matemática, Química e Língua Portuguesa), com apresentação em equipes preparadas no decorrer do 3º e 4º bimestres. Esta será apresentada na Semana Cultural do colégio. Nesse projeto trabalhou-se a linguagem, o raciocínio lógico, as fundamentações teóricas, a comunicação (oralidade) e a escrita, preparando o jovem para uma iniciação superior. Outro exemplo foi o trabalho de apresentação de um aluno do período noturno com a assessoria da professora de arte, o mesmo apresentou um concerto de violino, trazendo musicas clássicas e contemporâneas, demonstrando suas habilidades para os professores e alunos presentes. Sendo assim fica visível a importância da inclusão da arte (música) no processo ensino aprendizagem. Uma das dificuldades encontradas no colégio é a falta de condições necessárias para a realização de diversas atividades, devido a fatores como: instalações inadequadas para a utilização de artefatos tecnológicos, interação entre os discentes e ainda a falta de remuneração adequada aos docentes que se encontram muitas vezes desmotivada.