Colégio Estadual Professor Elias Abrahão - André Luiz

 Considerações acerca da questão 1 do Caderno 1:

   

         Segundo os dados apresentados o acesso da maioria da população brasileira sempre foi historicamente restrito a esta modalidade de ensino, desde o período imperial com seus elitizados liceus de ensino, passando pela reorganização do ensino secundário no começo do século XX com a introdução dos exames vestibulares, o ensino secundário propedêutico da reforma de Francisco Campos durante o Estado Novo, a LDB de 1961, que visava estabelecer uma equivalência entre os cursos técnicos e o secundário, objetivando o ingresso aos cursos superiores.

       Ao contrário dos períodos pregressos, caracterizados por um viés excessivamente restritivo e cerceador, os anos de 1940 a 1960 foram marcados por um significativo aumento na oferta de vagas ao Ensino Médio. Entretanto, foi com a Lei 5692/71, durante o governo militar, que teremos a fusão do ensino primário com o 1o ciclo do secundário, constituindo o Ensino de 1o Grau e o 2o ciclo do Ensino Médio, constituindo o que ficou denominado de Ensino de 2o Grau. Era uma cisão claramente distinta entre formatos "generalizadamente profissionais" e "profissionalização obrigatória".

      Foi um período marcado pelo empobrecimento dos conteúdos de formação geral em detrimento de conteúdos tecnicistas. Já na fase pós ditadura, teremos uma nova LDB(1996) que definirá o Ensino Médio como etapa de conclusão da Educação Básica e uma categoria abrangente que envolve educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Eja. Esta reformulação vem acompanhada da Reforma do Estado, a qual previa ajustes da economia brasileira ao cenário externo, devidamente acompanhado da presença de organismos internacionais, que passaram a orientar as reformas na educação.

      Os desafios que se impõem passam necessariamente pelo aumento na oferta de vagas, políticas de fixação do público alvo nas unidades de ensino, diminuição dos índices de reprovação e a complexa relação estudo X mercado de trabalho, que tem impedido significativamente muitos jovens de se matricularem no Ensino Médio e nele permanecerem.