COLÉGIO ESTADUAL MONSENHOR GUILHERME ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ NÚCLEO REGIONAL: FOZ DO IGUAÇU CURSISTAS: Gislaine Aparecida Poli, Jeancarlo Brezolin, Ledir Kreuzberg Marcelino, Mario Celso de Souza, Vagner

Encargo de compreensão é o reconhecimento da interconexão existente entre os conhecimentos científicos presentes nas inúmeras disciplinas escolares. Esse reconhecimento possibilita adaptações/adequações e ampliação das abordagens no ensino-aprendizagem. Seguindo esse pressuposto, apresentamos abaixo uma proposta de trabalho interdisciplinar da área de Ciências Humanas.

Sabe-se que o termo interdisciplinaridade apresentou-se a partir da LDB No 5.692/71 e a nova LDB 9.3494/96 veio reforçar ainda mais a intenção de se tornar o currículo integrado com foco interdisciplinar. O discurso em torno ao tema em questão parece que virou modismo entre os educadores. O encargo da compreensão difundido no texto de analise reforça a importância do professor dominar a disciplina em que irá ministrar. A utilização da interdisciplinaridade com intuito de desenvolver um trabalho de integração do conteúdo requer domínio cognitivo entre todas as áreas envolvidas. O objeto de estudo deve ser cuidadosamente estudado, pesquisado e difundido com segurança em todas as disciplinas.
Penso que o termo está sendo discutido em demasia, mas na prática os discursos não são aplicados, daí o modismo entorno da palavra só aumenta o despreparo de todos em relação aos caminhos que se devem seguir para organização de um currículo integrado interdisciplinariamente.
É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo.
Ela implica na articulação de ações disciplinares que buscam um interesse em comum. Dessa forma, a interdisciplinaridade só será eficaz se for uma maneira eficiente de se atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos atores da unidade escolar.
Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nos PCNS, pois é necessário que ele assuma uma atitude endógena e que faço uso de metodologias didáticas adequadas para essa perspectiva. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.
A interdisciplinaridade pode se integrar a outras áreas específicas, objetivo é promover a ação entre o aluno, professor e cotidiano visto que, a interdisciplinaridade está nas transformações dos modos de produzir a ciência e de perceber a realidade. A construção do conhecimento sobre os conteúdos escolares são influenciado pelo meio ambiente, pelos meios de comunicação, professores e colegas. O professor deve lançar problemas atuais, além dos tradicionais, explorar mais como usar símbolos, ideias, imagens que reflitam a realidade. Mas, trabalhar com interdisciplinaridade implica no conhecimento amplo do professor e condições para que isso aconteça, em virtude disso, é necessário repensar a formação pedagógica. Alguns conteúdos são possível trabalhar com essa dinâmica, porém não podemos nos esquecer dos conteúdos clássicos, integrada a cada disciplina.  

Disciplina: Língua Portuguesa
Gênero: Receita
Bolo de aipim

   Ingredientes
• 1 kg de aipim (mandioca ou macaxeira)
• 3 xícaras (chá) de açúcar
• 100 g de manteiga
• 200 ml de leite de coco
• 1 pacote de coco ralado
• 1 pitada de sal
• 1 xícara (chá) de leite
• 3 ovos

Como fazer
7. Descasque o aipim, lave-o sob água corrente e rale, usando um ralador grosso.
8. No liquidificador, coloque o aipim, o leite, os ovos, o leite de coco e a manteiga.
9. Bata tudo em velocidade média por 1 minuto.
10. Acrescente o açúcar, o coco ralado e o sal e bata mais um pouco.
11. Despeje o creme em uma forma redonda e coloque a massa no forno por 35 minutos ou até que colocando o palito ele saia limpo.
12. Pronto!.
O gênero receita é um conteúdo que pode ser explorado em várias disciplinas como potencial para uma ação interdisciplinar.

Português: Trabalhar a interpretação do gênero receita.
Ciências: Trabalhar valor calórico dos alimentos, valor nutricional.
Geografia: Região  e clima que produz a mandioca,
Matemática: Quantidade e proporção de ingredientes utilizados na receita.
Química: Balanço estequiométrico e reação química (fermento)
Educação física: Avaliação física escolar
Alguns pensam em terminar uma faculdade para criar seu próprio negócio. Outros, ainda não pensam no futuro. Alguns estão trabalhando e estudando, outros apenas estudando, outros nenhum dos dois. Alguns tem bem definido o que querem, outros estão cheios de incertezas. No fundo, todos querem alguma coisa, mas nem todos sabem o quê. Percebi certo padrão nesses alunos com quem venho trocando ideias este ano. Alguns, no fundo, têm um sonho de infância que ainda existe, mas está adormecido porque não acreditam que seja possível realizá-lo, ou que não seja vantajoso segui-lo. Outros pensam em apenas concluir o ensino médio e olha lá se ainda conseguem.
Muitas pessoas crescem, concretizam uma profissão e passam o resto de suas vidas infelizes, fazendo o que não gostam. Apenas continuam trabalhando por sobrevivência e comodidade. Muitos provavelmente têm uma profissão, da qual ele não gosta e onde permanece por que não tem outra opção de trabalho, e situações assim tem a ver com aquele sonho de infância que foi arrancado pela vida.
Busco equilíbrio entre viver o mundo real, o tal da “vida como ela é”, mas sem deixar que meus sonhos evaporem no ar. Continuo firme na universidade, mas não deixo de buscar conhecimento fora do mundo acadêmico.
A tecnologia me abriu um universo de possibilidades que não existia na época dos meus pais. Por isso, não posso deixar a minha vida ser do jeito que eles planejam. Os tempos mudaram e vão continuar mudando. Apesar das dúvidas e inseguranças em relação ao futuro, preciso ter confiança em mim mesmo e lembrar que quem acredita sempre alcança. Esse é o meu pensamento.
Alguns pensam em terminar uma faculdade para criar seu próprio negócio. Outros, ainda não pensam no futuro. Alguns estão trabalhando e estudando, outros apenas estudando, outros  nenhum dos dois. Alguns tem bem definido o que querem, outros estão cheios de incertezas. No fundo, todos querem alguma coisa, mas nem todos sabem o quê. Percebi certo padrão nesses alunos com quem venho trocando ideias este ano. Alguns, no fundo, têm um sonho de infância que ainda existe, mas está adormecido porque não acreditam que seja possível realizá-lo, ou que não seja vantajoso segui-lo. Outros pensam em apenas concluir o ensino médio e olha lá se ainda conseguem.
Muitas pessoas crescem, concretizam uma profissão e passam o resto de suas vidas infelizes, fazendo o que não gostam. Apenas continuam trabalhando por sobrevivência e comodidade. Muitos provavelmente têm uma profissão, da qual ele não gosta e onde permanece por que não tem outra opção de trabalho, e situações assim tem a ver com aquele sonho de infância que foi arrancado pela vida.
Busco equilíbrio entre viver o mundo real, o tal da “vida como ela é”, mas sem deixar que meus sonhos evaporem no ar. Continuo firme na universidade, mas não deixo de buscar conhecimento fora do mundo acadêmico.
A tecnologia me abriu um universo de possibilidades que não existia na época dos meus pais. Por isso, não posso deixar a minha vida ser do jeito que eles planejam. Os tempos mudaram e vão continuar mudando. Apesar das dúvidas e inseguranças em relação ao futuro, preciso ter confiança em mim mesmo e lembrar que quem acredita sempre alcança. Esse é o meu pensamento.
Atualmente o livro didático possui um aspecto físico bem interessante, mas, nem sempre atinge o objetivo que é problematizar as situações. Alguns livros trazem os conteúdos explícitos demais e outros implícito, isso impede que o aluno reflita sobre as atividades no que tange aos questionamentos, sendo assim, o que contempla em um muitas vezes não contempla em outro. A proposta do livro pedagógico deveria ser repensada enquanto a estrutura e exploração dos conteúdos claro que, não de maneira generalizada porque  há livros que apresentam atividades de leitura que visam a valorização e o uso mais consciente de estratégias de ensino  que auxiliam na construção do sentido do texto. Desde a educação infantil no município, dos livros já trazem uma sequência didática na organização dos conteúdos pois, percebe-se que as ilustrações se repetem nas séries seguintes promovendo ao aluno um poder maior de interpretação fazendo relações com os temas solicitados levando em consideração a capacidade de criação de cada educando.
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: Alimentos
Para realizar essa atividade tomamos como primeiro passo fazer  uma pesquisa dirigida  aos alunos.
1º  Passo: - Pegar os dados levantados pela análise da pesquisa e construir um texto informativo onde esteja inserido valor percentual dos dados.
2º Passo: Convidar uma nutricionista para fazer uma palestra sobre alimentação para os alunos, professores, agente educacional I e II.
3º Passo: Propor aos alunos que façam uma pesquisa sobre o valor nutricional de alimentos saudáveis e os que consumidos com frequência que fazem mal a saúde e após, elaborar cartazes e expor na escola.
Aplicação: 6 aulas
Avaliação: Ocorrerá levando em consideração o envolvimento dos alunos e assimilação do tema apresentado nas disciplinas contempladas (português, ciências, geografia e matemática).
Após a realização desta atividade os alunos perceberam que consomem diariamente muitos alimentos considerados prejudiciais à saúde, (guloseimas e frituras) e quase não praticam esporte. O lanche da escola é preparado de acordo com as orientações de uma nutricionista, mesmo assim, poucos consomem. A dinâmica em sala de aula a respeito dos alimentos fez com que os alunos refletissem sobre seus hábitos alimentares e repensassem em uma alimentação mais saudável.
Perguntamos se em suas casas a pessoa que confecciona as refeições aproveita os alimentos que não foram consumidos e foram cozidos, a maioria das famílias aproveita, por uma questão cultural e para não haver desperdício, outra parte cozinha somente a porção suficiente para uma refeição, e se caso sobra daí sim é jogado fora.