Colégio Estadual Lúcia Bastos - Reflexões caderno 1

COLÉGIO ESTADUAL LÚCIA BASTOS.
CURITIBA, 19 DE JULHO DE 2014
TRABALHO REFERENTE AS REFLEXÕES e AÇÕES  DO CADERNO 1

Formadora Regional Cileni Vieira

Orientador de Estudos Rozangela Barbosa de Sales

Equipe de Professores:

Ali Hassan El Amin;

Deuzinete Maria Felix Rodrigues;

Erenita Zonta Santin;

Lourelai Nowack;

Ruth Verli Braga;

Zeni Pinheiro;

Diolene Apleviz;

Laura Monalise M. de Paula;

Fabielle F. B. Pereira;

Mailsa Mariano dos Santos;

Mônica Cristine Alves.

Reflexão e Ação – 1
Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira:
Falta de professores e demais profissionais da educação com formação adequada para atender os estudantes do ensino médio, bem como falta de capacitação e atualização aos funcionários e professores com qualidade.
Melhorar a estrutura física da escola e seus  equipamentos .
Falta de recursos financeiros para instalações e manutenções dos equipamentos, onde a escola tenha mais autonomia para gerenciar os recursos públicos destinados à esta.
A dualidade existente no ensino médio público e privado, onde as vagas nas universidade públicas em sua grande maioria atendem aos estudante oriundos de escolas privadas com famílias de bom nível sócio econômico.

Reflexão e Ação  - 02
Levantamento de dados do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos  matriculados no Ensino Médio de sua escola:
Perfil dos alunos: Nossa escola está inserida em uma comunidade muito violenta,  com problemas sérios de infraestrutura, nossos alunos são oriundos do Bairro Alto Boqueirão das Vilas Pantanal e Vila Nova e Osternak, do Jardim Paranaense e do  Bairro Sítio Cercado, este último com estatística da Secretaria de Segurança  Pública, como o bairro com mais homicídios em  Curitiba, sendo que as famílias em sua grande maioria estão inseridas em algum Programa Social, com bolsa família.
Os jovens e adultos uma grande parcela são trabalhadores  ou com carteira assinada e outros na  informalidade (fazem “bicos”),onde a rende familiar não ultrapassa dois salários mínimos e a escolaridade dos pais e responsáveis de nossos alunos são analfabetos ou semi analfabetos.
Muitas famílias não conhecem o centro de Curitiba, ficando somente em seu  bairro, saindo na maioria das vezes para acompanharem  seus filhos adolescentes que participam do Programa do Governo Federal como trabalhadores  aprendizes em seus empregos.

Reflexão e Ação – 03
Como desenvolver estudos que fundamente práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta?
Buscando a formação humana integral dos estudantes,   elaborando estratégias para o desenvolvimento de uma  aula interessante, onde o aluno possa sentir-se bem no ambiente escolar, bem como proporcionar diversas aprendizagens, onde o conteúdo trabalhado seja interdisciplinar.

Reflexão e Ação – 04
Como chegar à universalização do ensino médio?
A escola que queremos hoje, deveria proporcionar ao estudante um aprendizado em tempo integral, onde a escola  ofereceria cursos profissionalizantes, oganizados juntamente com a grade curricular comum, com práticas de esportes, para que os estudantes frequentassem este tipo de estabelecimento de ensino, com bolsa no valor hoje referente ao Programa de Trabalho de Aprendiz, para que este estudante ajudasse sua família no que tange a renda familiar, sem precisar deixar de estudar, com este tempo integral os alunos teriam mais tempo para sua formação acadêmica, profissional, esportiva e humana,  trabalho este voltado para sua cidadania, o estudante seria atendido em suas demandas.