COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE MEDIANEIRA - PARANÁ

COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE – MEDIANEIRA PARANÁ
GRUPO:
Sandra Ferreira de Oliveira
Silvia M. DalPozzo
Tatiane Federizzi
Vani Barbierri

1.A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
Com certeza. Alguns aspectos são primordiais para a implantação da diversidade e a pluralidade na organização do trabalho escolar. Uma questão pertinente seria trabalhar dentro da escola, a diversidade real, pois muitas vezes não sai do ângulo ocular, a partir do momento que nos aprimorarmos o conhecimento histórico, da diversidade e pluralidade levando em consideração os alunos, em suas múltiplas dimensões e valores, provavelmente será possível trabalhar esse tema dentro da organização escolar.
1-2 A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por quê? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola?
Acreditamos que sim, mas, isso depende de uma reorganização no currículo uma vez que as principais características da pluralidade e diversidade estão pautadas no conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais (alunos). Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade, no entanto deve-se reconhecer que não é  uma tarefa fácil, pois,  tudo depende do vínculo do professor com seus alunos, duas aulas semana como algumas disciplinas tem no currículo não proporciona ao professor, um nível de intimidade necessária para extrair do sujeito informações relevantes do seu contexto social, familiar e outras informações complexas para o diagnóstico preciso, e mais, salas superlotadas e aulas picadas  muitas vezes impedem que se atenda  critérios a esse  pertencimento.

2. Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes)  como fundamentos a serem considerados no PPP.
Como o currículo é algo dinâmico, flexível e processual, deve-se analisar o que foi positivo para que se possa pensar em uma educação de boa qualidade. Quando no PPP se aborda a ideia de conhecimento teórico e prático, isso implica em um rompimento com um currículo voltado para a realidade, porque nem sempre o que está no papel à escola tem autonomia para cumprir.

2.2 Faça uma discussão com os estudantes uma de suas turmas a cerca do empodeiramento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.

A atividade foi realizada com a turma do 2º ano do ensino médio. Sobre a democracia uma aluna indagou:
- Professora: democracia significava “poder de liberdade” se é poder de liberdade, nós alunos, deveríamos intervir mais em algumas decisões da escola mesmo nas determinações básicas. Acredito que participar das decisões sobre a escola será uma democracia participativa e representativa.
Mediante a indagação da aluna, a professora perguntou:
- Você acredita que teria  condições de opinar sobre as tomadas de  decisões da escola se responsabilizando pelas consequências?
A partir dessa questão abriu-se um espaço para debate e de acordo com o fechamento, os alunos compreenderam que nem sempre é possível permitir que todos opinem em algumas decisões por entender que para julgar os fatos e impor soluções de problemas é necessário estar estruturado para tal situação.

2.3 Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do ensino médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.
De acordo com as manifestações dos estudantes percebe-se que a dualidade no ensino médio constrói diferentes políticas educacionais,  que refletem na formação dos estudantes e professores por possuir dois perfis de formação :  um destinado à educação normal  e outro a educação profissional. 

2.4 Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros recorrentes desta atividade, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
Um dos problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola é a indisciplina, faltas e o controle de  ilícitos como o uso das drogas.
b) O que foi feito para resolvê-los?
Sempre que a escola pode, interfere de maneira significativa para que o aluno em nenhum momento seja prejudicado na aprendizagem , uma delas é o acompanhamento pedagógico amparado pelos encaminhamentos necessários, palestras, abordagem dos problemas sem expor os sujeitos, para que os próprios possam mostrar as suas opiniões.

c) Como cada seguimento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes.
Agora encaminhe o registro dessa atividade ao gestor e ao conselho escolar como contribuição para a reescrita do PPP?
3 faça uma reflexão a cerca do esquema  apresentado como síntese desta unidade do caderno. A seguir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (ensino médio).

Problema (O que precisa ser mudado)
1. Faltas
2. Drogas
3. Desinteresse
4. Descumprimento das normas escolares
5. Tecnologias indevidas
Impactos Negativos (do problema)
1.Evasão escolar
2.Falta de aproveitamento
3. Cansaço
4. Desrespeito
5.

Ações (para resolver o problema)
1. Projetos de interatividade
2. Debate discussões com os alunos sobre a importância e o papel da escola na vida dos alunos.
3. Atendimento individual e coletivo.
4. Mudança de certas leis que vieram para melhorar a relação escola- sujeito, mas a interpretação errada, mostra os efeitos negativos causado por elas.
5.

4. Prezado professor, prezada professora, individualmente leia as duas atividades propostas e escolha uma para realizar. Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas.
I- Mediante sua participação do conselho de classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos  e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1- Quais foram os problemas levantados?
Notas abaixo da média, indisciplina, desinteresse, cansaço, drogas, dificuldades cognitivas, falta de interesse dos alunos pelos conteúdos.
2- Quais os encaminhamentos propostos?
Acompanhamento da equipe pedagógica e dos professores com mais intensidade a cerca dos problemas levantados para verificar se realmente é justificável essas notas pelos alunos. Chamar os pais para uma conversa, para saber se as notas baixas são decorrente de problemas familiares
3- Estabeleça a diferença entre queixa e problema?
Queixa é efeito de reclamação, lamentação ou descontentamento; e problema é  um determinado assunto que requer uma solução.
4- Quais foram as questões de aprendizagem que foram tratadas no conselho?
Foram tratadas várias questões: foi realizado um diagnóstico individual dos alunos com notas baixas sobre: aprendizagem, desempenho, laudo, e demais assuntos, a partir daí partiu-se para as sugestões.

5- Quais foram as sugestões propostas?
Metodologia diferenciada.
6. Quais as práticas da gestão democrática que você identificou?
A participação direção, pedagogos e professores nas tomadas de decisões.
7. Que mudança você propõe para o conselho de classe?
Que seja organizado de forma, que todos os professores, possam participar porque, como muitos professores tem aulas em várias e escolas, nem, sempre pode estar presente.