COLEGIO ESTADUAL JOÃO DE OLIVEIRA FRANCO – ETAPA 2 – CADERNO 6

Praticando a interdisciplinaridade com base nos passos propostos no caderno 3, onde o professor trabalha um conteúdo a partir do conhecimento prévio dos alunos, depois problematiza-o, organiza e realiza atividades do ponto de vista científico, avalia o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes e, por fim, propõe uma releitura sobre o estudo realizado com o objetivo de se construir novos saberes.
Relação do conteúdo com a realidade, promovendo maior sentido à vida dos estudantes.
Integração de conteúdos de uma determinada disciplina com os de outras disciplinas ou áreas de conhecimento
Conhecimento da realidade dos jovens estudantes, o que fez com que houvesse maior proximidade na relação professor-aluno e maior reconhecimento acerca dos desejos, anseios e necessidades dos jovens.
Quando integramos conteúdos aliados ao diagnóstico da realidade e à proposta de pesquisa para os alunos, percebemos que foi fundamental para que houvesse um crescimento considerável no interesse dos estudantes pelas atividades propostas por seus professores. Com isso, eles tiveram a oportunidade de participar desde a construção do planejamento de uma aula até a discussão do caráter científico dos conteúdos trabalhados. Isso também permitiu a  compreensão e o efeito da ação humana sobre o real, e de como o conhecimento pensado cientificamente pode influir sobre os aspectos que envolvem o processo de desenvolvimento humano e social..