Colégio Estadual Jardim Consolata Cascavel

Segundo as atividades propostas da etapa II e caderno I, debatemos com os colegas os problemas que precisam ser mudado e as ações para resolver os problemas.
          1º A taxa de abandono evasão. Principalmente no período noturno o impacto negativo da evasão é a questão do trabalho, impedimento da conclusão do curso do ensino médio causa uma defasagem escolar, Dispendioso de cursos, falta de estimulo do grupo.
         Precisamos que as políticas sociais se envolvam mais com a questão em que os alunos não precisasse entrar no mundo do trabalho tão cedo, que houvesse uma maior oferta de estágios para os estudantes do ensino médio.
        2º Excesso de faltas. O aluno falta demais acaba tendo uma defasagem de conteúdo, perda do vinculo da escola. Para resolver as questões das faltas uma conscientização da comunidade escolar, da importância da frequência das aulas. Podemos até atrelar a frequência aos critérios de avaliação.
        3º Consumo abusivo das drogas. Com esse consumo abusivo das drogas baixa alteração a capacidade intelectual. Reincidência da violência, agressividade comportamental.
          Investimentos nas políticas sociais, culturais para ocupação da juventude. Parcerias com outras instituições, oficinas, palestras, seminários. Poderíamos falar em uma continuação do Proerd na rede estadual.
         4º A falta de perspectivas por parte dos alunos. Desestimulo pelos estudos, a desvalorização de uma formação (graduação), encaminhamentos para os testes vocacionais, e o envolvimento da família.
          5º O abandono intelectual está no estatuto da criança.
          A indisciplina, desinteresse, desobediência, falta de limites.
          Fazer com que os pais enxerguem parte integrante da escola, e assumir um papel legal do acompanhamento intelectual do filho.