COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL, FOZ DO IGUAÇU PR

COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL – FOZ DO IGUAÇU PR.

A partir da leitura sobre a reconstrução histórica, o grupo identificou   tais fatos sendo respectivamente: - As desigualdades sociais; Permanência ao acesso escolar; Disfunção familiar; Capacitação para professores e os Aspectos estruturais das escolas.
Para tanto, o projeto de formação humana integral propõe-se a superar a dualidade presente na organização do ensino médio, promovendo o encontro sistemático entre “cultura e trabalho”, fornecendo aos alunos uma educação integrada ou unitária capaz de propiciar-lhes a compreensão da vida social, “da evolução técnico-científica, da história e da dinâmica do trabalho”.
Entre 1940 – 1960 ocorreu a expansão educacional e a integração formal do ensino primário ao ciclo do ensino médio, o antigo ginásio, por meio da Lei n° 5. 692/71 introduziu formalmente, fixando obrigatoriamente o ensino comum de oito anos. De acordo com a lei o segundo ciclo do ensino médio, o antigo collegial,  segundo a nova nomenclatura, passou a ser generalizadamente profissional ou profissionalizante deixando de ser feita entre ramos de ensino para ser realizada entre currículos orientados para habilitações profissionais.
De acordo com os dados levantados através das leituras, o grupo observou que é necessário  minimizar as desigualdades sociais e capacitor os profissionais da educação, permitindo que esses sujeitos tenham condições mínimas para freqüentar e atuar na escola. Para isso se faz necessário políticas públicas que atendam esse sujeito em todas as suas necessidades.
O Colégio Barão apresenta um alunado diversificado, em virtude da sua história e localização geográfica, próxima do centro da cidade, e sem uma comunidade fixa. Tendo o curso de magistério no período matutino, como o que abriga um maior número de alunos, acaba se caracterizando por um público mais maduro e com relativa autonomia.
A situação socioeconômica da maioria dos alunos é boa, havendo na comunidade apenas um bairro mais pobre, mas de pequenas dimensões, o colégio recebe alunos dos bairros mais distantes, não pertencendo a uma comunidade fechada.
Há também a circunstância de muitos pais que estudaram no colégio, desejarem que seus filhos estudem aqui, mesmo que não seja a escola mais próxima de suas residências, no geral há confiança em relação ao ambiente de segurança oferecido pela instituição e também pela qualidade de ensino, pois, sendo um colégio já tradicional, conta com um corpo docente mais estável.
O ambiente da escola de grande aceitação pela diversidade atrai pessoas consideradas diferentes em relação à sexualidade, que se sentem mais à vontade e no geral não são discriminadas. Destaca-se ainda, de forma positiva, a presença de projetos desenvolvidos por outras instituições, como a Fundação Cultural e a Unila, que oferecem opções culturais atrativas. O colégio conta ainda com o “Baroarte”, evento anual em que os alunos apresentam os seus talentos à comunidade.
O trabalho é princípio educativo em seu sentido ontológico ou ontocriativo ao ser compreendido como mediação primeira entre o homem e a natureza e, portanto, elemento central na produção da existência humana. Dessa forma, é na busca da produção da própria existência que o homem gera conhecimentos, os quais são histórica, social e culturalmente acumulados, ampliados e transformados.
Quando se pensa em formação integral do indivíduo, é preciso levar-se em conta no desenvolvimento não apenas de aspectos intelectivos, mas também ligados à sensibilidade, vinculada às questões sociais, e igualmente no plano estético, para que o aluno seja despertado para apreciar (e produzir) produtos artísticos de mais qualidade, como música, teatro, cinema etc…
São vários os fatores que influenciam neste resultado que atualmente temos no Ensino Médio, não podemos colocar que só a escola vai resolver os problemas ligados à universalização. O comprometimento do Estado em relação à valorização dos profissionais e ao maior investimento na educação é fundamental, somado ao reconhecimento do rendimento escolar através do estímulo financeiro e com prêmios para os bons alunos, através, por exemplo, de intercâmbios culturais.
Qualquer  mudança efetiva na educação passa por uma atenção especial em relação aos professores, que precisam ser motivados profissionalmente para melhorar a qualidade de seu trabalho. Além de intervenções na formação inicial e da continuada, é preciso tornar a profissão mais atrativa com a melhoria das condições de trabalho e salariais.