COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO BUSATO – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E NORMAL VERÊ - PARANÁ ETAPA 2 - CADERNO 5 – MATEMÁTICA

ORIENTADORA: MARCIA CORRÊA ZANETTE

VALTER CRESTANI
ZULMIRA APARECIDA RAITZ GUZELLA

MATEMÁTICA
Sabemos que uma das principais finalidades da Matemática deve ser a de desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, de analisar criticamente uma situação, considerando suas diferentes possibilidades ou restrições.
O ensino de Matemática com tal foco favorece a formação de cidadãos aptos a realizar intervenções na realidade, a partir da compreensão de problemas e situações da sociedade atual. Para isso ela desenvolve quatro tipos de pensamentos: o pensamento indutivo (ou raciocínios plausíveis, presentes no ato de criação matemática, na formulação intuitiva de novas conjecturas a serem validadas posteriormente); o raciocínio lógico-dedutivo (próprio da Álgebra e Geometria, por exemplo, e de tudo que diz respeito a provas de propriedades em  todos os campos da Matemática); a visão geométrico-espacial (necessária para o aprendizado significativo da geometria e de suas aplicações) e o pensamento não-determinístico (característico da estatística e da probabilidade, campos que estudam eventos que envolvem aleatoriedade).
E esses raciocínios estão presentes em todas as disciplinas escolares, conforme tabela abaixo:
Componente curricular Breve descrição da atividade Tipo de pensamento matemático envolvido
Arte Medidas e formas geométricas Geométrico espacial, lógico dedutivo
Biologia Probabilidades Não determinístico e dedutivo
Física Funções e equações, representações geométricas Lógico dedutivo, geométrico espacial.
Química Funções, equações, regra de três Lógico dedutivo, geométrico espacial.
Sociologia Processo da “mais valia” Karl Marx Indutivo e lógico dedutivo
Filosofia Exercício do poder Lógico dedutivo
Português Porcentagem, análise de texto Indutivo e lógico dedutivo
Inglês Medidas, frações Lógico dedutivo, geométrico espacial
Espanhol Operações, frações e tratamento da informação. Não determinístico, lógico dedutivo
História Números romanos, medida da tela de “guernica” Indutivo, lógico dedutivo, geométrico espacial
Geografia Gráficos, tabelas, densidade demográfica, censo. Geométrico espacial, lógico dedutivo e indutivo
Educação Física Dança Geométrico espacial, lógico dedutivo.
É importante proporcionar experiências escolares que promovam o desenvolvimento desses quatro tipos de raciocínios ou intuições, fazendo escolhas mais adequadas às necessidades de compreensão e usos dos conhecimentos matemáticos em contextos enriquecedores. Para tanto, torna-se fundamental um equilíbrio no uso das ferramentas que a Matemática oferece, no sentido de construir experiências que promovam o desenvolvimento dos diferentes, todavia articulados, modos de raciocinar da Matemática, possibilitando aos estudantes mobilizá-los em todas as áreas de conhecimento.
Na disciplina de Biologia a iniciação científica pode ser trabalhada por meio de pesquisas e experimentação que favorecem o desenvolvimento do aluno, envolvendo o raciocínio lógico do aluno, mas também o incentivo a pesquisa e a produção do conhecimento científico, onde se trabalha para incentivar a curiosidade dos estudantes referentes aos fenômenos da natureza. No ensino médio eles devem explicitar curiosidades que envolvem os fenômenos naturais e a vida cotidiana, produzindo reflexões, que levem os estudantes a construção de um conhecimento científico elaborado e significativo aos mesmos.

O Homem Vitruviano

O artista especifica mais precisamente as proporções que considerou serem as ideais, do ponto de vista, tanto anatômico como artístico.
Aborda formas geométricas, simetria, perímetro, formas anatômicas, proporções do corpo, centralidade no homem.
Na época da produção da obra surgiu uma nova visão do mundo, no qual o homem era o centro do universo e assim a ciência moderna. O desenho é chamado de Cânone das Proporções.
É uma combinação das posições dos braços e pernas que formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. A posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura que é o verdadeiro centro da gravidade, permanece imóvel.
Descreve as proporções do corpo humano, a simetria do corpo e do universo.
A área do círculo e do quadrado são iguais e o desenho é considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional pi. Indica com clareza a integração da ciência com a arte, a matemática e a biologia.