COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO BUSATO – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E NORMAL VERÊ - PARANÁ ETAPA 2 - CADERNO 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA

ORIENTADORA: MARCIA CORRÊA ZANETTE

CURSISTAS:
ALEXANDRO CARLOS LOHN
CLEUSA CECCON DA SILVA
CLÉZIA CECCON GARBOSSA
ELISABETE COPELLI
ELSIO CÁSSIO GUARESE
GUSTAVO DENGO
LORENA REGINA SCHMITZ
MARA CRISTINA CALGAROTTO
MARGARETE RAITZ
RONALDO JAGUCZESKI
ROSANE MARIA BEAL SILVA
SELVINA JANUÁRIA SEZINANDI
SOLANGE LEZITA DE LIMA
TÂNIA MARGARETE DE LIMA
TANIA REGINA MORESCHI FABIANE
TERESINHA CARINI GORGES
VALTER CRESTANI
ZULMIRA APARECIDA RAITZ GUZELLA
CIÊNCIAS DA NATUREZA

A área denominada Ciências da Natureza e suas Tecnologias engloba os conhecimentos fundamentais da Química, da Física e da Biologia desejáveis para que um estudante exerça a sua cidadania e, com espírito crítico, possa entender, interpretar e participar ativamente das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas do mundo em que está vivendo. Ao analisarmos as áreas do conhecimento que compõe as Ciências da Natureza, destacamos que as questões do ENEM são formuladas para fazer o aluno pensar, por isso o uso de linguagens gráficas, esquemas, imagens, tabelas, mapas e outros instrumentos de visualização auxiliam a análise e reflexão das questões e as possibilidades de conclusões acertadas aumentam.
Levando-se em consideração a quantidade de questões e o tempo para se responder a prova, os textos apresentados poderiam e deveriam ser mais objetivos. Nota-se que, em muitas questões são contadas “histórias” irrelevantes na tentativa de contextualizar. Em alguns casos, seria possível até retirar parágrafos inteiros sem qualquer prejuízo na compreensão.
A interdisciplinaridade é evidente entre os ramos das Ciências da Natureza, pois a contextualização e atualidade com os grandes temas que a ciência tem revelado se apresentam nas questões, onde há uma desvalorização da memorização e da reprodução de uma infinidade de termos e conceitos. Há valorização da análise de textos e a leitura crítica, uma vez que a complexidade variável dos enunciados apela para uma interpretação holística e integradora de conhecimentos de diferentes áreas. É indiscutível que o ENEM auxilia em uma reforma do ensino médio, pois usa para um mesmo assunto várias estratégias, fazendo com que o professor tenha que alterar seu planejamento, para acompanhar e preparar seus alunos para este exame.
Diante disso, precisamos melhorar nosso trabalho, enquanto professores das ciências da natureza, no sentido de integrar mais o trabalho com os conteúdos, dialogar mais na elaboração de atividades, buscar a essência de nosso objeto de estudo e apresentar a tecnologia presente em nosso cotidiano das ciências da natureza.
Ensinar ciências é: estimular nosso aluno a pensar a relacionar tudo o que se está estudando com a sua vida diária e seus fenômenos, não pode de forma alguma ser trabalhado de maneira desconexa, além de não ensinar também não estimula, precisamos que nossos estudantes fiquem curiosos com os fenômenos que os cercam.
Um dos objetivos do ensino CTS se constitui em superar a visão negativa que se tem das Ciências da Natureza, com o intuito de instigar nos alunos o interesse pelos assuntos científicos. Deste modo, os conteúdos científicos são estudados em conjunto com questões sociais ou socioambientais, abordando, além desses conteúdos, os aspectos históricos, políticos, econômicos e éticos relacionados. Um dos principais objetivos deste enfoque é possibilitar que o próprio aluno se aproprie dos conhecimentos científicos, de modo a compreender a sociedade em que vive do ponto de vista da formação de um cidadão capaz de tomar decisões e participar ativamente de uma sociedade democrática.
O planejamento de ensino e o material didático selecionado devem contemplar as conexões entre os aspectos das Ciências da Natureza - vista como uma criação humana, delimitada por uma perspectiva sócio histórica, com o objetivo de conhecer o mundo natural - com aspectos da tecnologia. Estas conexões mútuas CTS (CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE) tem o potencial de promover uma visão integradora não só de um determinado conhecimento científico com a realidade social, mas também dentro da própria área de Ciências da Natureza e desta com os demais componentes curriculares, numa verdadeira perspectiva interdisciplinar.
Ensinar a ciência a partir da perspectiva CTS significa ensinar sobre os fenômenos naturais de maneira que a ciência esteja embutida no ambiente social e tecnológico do aluno. Num currículo CTS, o conteúdo da ciência é conectado e integrado com o cotidiano do aluno, indo ao encontro de sua tendência natural de associar a compreensão pessoal de seu ambiente social, tecnológico e natural, passando a encontrar sentido na ciência em suas experiências diárias. Esta concepção vai ao encontro da proposta das DCNEM, que coloca o estudante como sujeito central no processo ensino e aprendizagem.
Um dos objetivos do ensino CTS se constitui em superar a visão negativa que se tem das Ciências da Natureza, com o intuito de instigar nos alunos o interesse pelos assuntos científicos. Para o Ensino Médio, ao contrário do Ensino Superior em que os alunos lidam com questões mais abstratas, as experiências concretas dos estudantes ocupam posição central no trabalho. O estudante, bem informado acerca da dinâmica das relações entre ciência, tecnologia e sociedade referente ao problema em questão, é solicitado a tomar decisões, podendo inclusive discutir quais as políticas que deveriam ser adotadas para o uso de determinadas tecnologia.
A interdisciplinaridade e a contextualização, conforme aponta Ziman (1980), constituem duas das principais dimensões da educação com enfoque CTS. Como as DCNEM afirmam que a interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, um trabalho pedagógico planejado sob esta perspectiva torna-se especialmente relevante, podendo vir a transformar a escola num espaço para a formação de sujeitos com autonomia, capazes de planejar, elaborar, realizar, refletir e avaliar questões relevantes não só para sua formação, mas também para sua vida na sociedade.
A educação científica pautada numa concepção CTS possibilita evidenciar a relação das Ciências da Natureza com as demais áreas do conhecimento, especialmente com a área de Ciências Humanas, pois como vimos o desenvolvimento da ciência e da tecnologia está intimamente ligado a aspectos históricos, sociológicos, filosóficos e geográficos da sociedade.
Ao desenvolver os conhecimentos da Biologia, Física e Química de forma integrada, dentro de uma perspectiva CTS, possibilita a interligação dos saberes desta com as demais áreas, uma vez que podem ser trabalhados a partir de conhecimentos e temas oriundos do mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Assim, é possível construir uma visão de mundo mais ampla, articulada e menos fragmentada, propiciando aos sujeitos do Ensino Médio o protagonismo da construção de uma sociedade em constante transformação.
É possível reordenar alguns conteúdos para que as ciências naturais trabalhem interdisciplinarmente. Embora cada professor deva elencar os principais conceitos e princípios fundamentais que estão relacionados a esse tema em seu componente curricular. Exemplo: Um exemplo como tema comum é a energia, que em química abordaria calor, temperatura e entalpia, em física tipos de energia (elétrica, potencial e cinética) e termodinâmica e em biologia mecanismos celulares biofísicos e bioquímicos. Podemos fazer com outros conteúdos também e assim contribuir para encontrar pontos de convergência e complementaridade entre cada componente no sentido de permitir um planejamento mais integrado e interdisciplinar para todas as áreas.