Colégio Estadual 29 de Abril caderno 5

Reflexão e ação 1 caderno 5

Orientador: Giselly Alves Martins
Professores cursistas: Catarina Ishibaro, Cenira Lima, Emanuelle Mandu, Michele Strassburger, Silvia Lipski e Telma Bonfim

De modo geral o pensamento lógico dedutivo está presente nas aulas sim, mas não como único pensamento matemático, dependendo do conteúdo a ser trabalhado, um ou outro pensamento matemático acaba se sobressaindo.  Sempre que possível o conteúdo é contextualizado e seu uso comprovado pela própria vivência do educando.
A matemática está presente em várias situações do cotidiano, dentre elas podemos citar as conta de luz, água, condomínio entre outras. Faz- se portanto necessário que o educando desenvolva a habilidade de leitura e pensamento matemáticos para compreender essas contas a fim de que o mesmo seja capaz de reivindicar seus direitos no caso de lesões.
Vamos nos ater a conta de água, será que os alunos ou os pais deles à compreendem, alguns conceitos básicos são necessários para que isso se efetive, por exemplo a compreensão do que é um metro cúbico, de como a cobrança é feita, o que é a taxa mínima e o entendimento de que quem consome três, quatro ou dez metros cúbicos paga o mesmo valor. Fazer a análise de uma conta aleatória e depois pedir aos alunos que levantem hipóteses de desperdício e consumo correto  através da comparação das mesmas levando em consideração a proporção de pessoas que residem em casa e a possibilidade de vazamentos.