Colégio Elysio Vianna - Texto Final

Os textos abordados em todos os contextos didáticos mencionados, os quais foram contextualizados durante o curso, serviram como eixo norteador de temáticas que desmembraram em vários conceitos metodológicos. Estes foram discutidos exaustivamente e deslumbraram pontos fundamentais no processo educacional de aprendizagem, formatando assim uma ponte extremamente solidificada entre os assuntos abordados em sala de aula com a interação interpessoal de professor e aluno. As dificuldades que foram sinalizadas durante o curso, concentraram- se em estimular essa nova geração de alunos com esse universo tecnológico disponível que eles estão inseridos com os assuntos e temáticas a serem trabalhadas em sala de aula. O professor tem como carro chefe a inserção, ou melhor, dizendo, o objetivo principal de instigar o aluno no mundo da construção do conhecimento com a própria aprendizagem. Com isso, é necessário que o profissional de educação estabeleça metas pessoais no contexto profissional e que possa resgatar essa nova geração para o mundo fascinante do conhecimento. Para tal fato, deverá delegar responsabilidades didáticas aos alunos, as quais alicerçam a pesquisa operacional como uma ferramenta essencial ao método de ensino-aprendizagem que tanto foi discutido e analisado no curso em questão. A interdisciplinaridade foi o divisor de águas no contexto metodológico, pois possibilitou um elevado grau de informações entre o corpo docente, trazendo para a luz do conhecimento todas as ocorrências interativas entre as disciplinas, professores e alunos. Este fato potencializou grande interesse dos alunos para divagar entre as infinitas possibilidades que o conhecimento traz para a sua própria vida. Acreditamos que toda e qualquer ação que propicie uma elevação cultural no contexto educacional e que acima de tudo, direcione a um mundo do conhecimento científico possui grande valia para a formação cultural e sócia intelectual dos nossos alunos. Para isso, não devemos ter medo de ousar, criar, desvendar e acima de tudo ensinar.

Texto elaborado pelos professores do Colégio Estadual Professor Elysio Vianna. Adimar Garcia Machado, Alan Carter Kullack, Bassima Ali Youssef, Beane Wrublevski, Carmen Patrícia Basílio Araújo, Danielle Cristina Cruz Scheremeta Jacomel, Edna Aparecida de Souza Harnisch, Elaine Camacho dos Santos, Elma Cristina Grando, Enory Cofferi, Luciane de Oliveira Costa, Marcio Roberto Lopes, Mari Ellen Pirolo, Mario Celso Pasqualin, Raquel de Melo Ribeiro, Rita de Cassia Bianchi,Rosana do Rocio dos Reis Hack, Rosane Farrar, Roseli Terezinha Marconcin Cardoso, Sandra Mara Ayres e Figueiredo, Sany Maria Lapcouski, Sheila Cristhina da Rocha Ferreira, Vânia Ribeiro Cruz, Viviane Maria Dissenha