Ciências da Natureza no Ensino Médio - Etapa II

Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba
Formadora Regional: Professora Cileni  V. dos Santos
Orientadora de estudo: Professora Luci M. V. Prata
Professores cursistas: Daniel da S. Faria, Dilma Yamauti, Denise F. da Fonseca, Irene C. Romano, Irene de J. A. Malheiros, Jean C. Sauer, Josmar de J. Batista, Juslaine L. M. de Dellegrave, Lisiane V. Zaraski, Luciacyr L. A. e Silva, Marcia Grein.

AÇÃO E REFLEXÃO 1 p 15

A atividade desenvolve o pensamento lógico e crítico estabelecendo uma conexão entre o experimento e o conhecimento científico.

Dessa forma o estudante se apropria do conhecimento através de experiências vivenciadas ou proporcionadas a ele. Através da observação e interpretação de um fato, cria-se uma hipótese que será analisada a qual será refutada ou comprovada.

A investigação contribui de maneira significativa para a construção da aprendizagem, desperta o interesse pela disciplina e enriquece a aula com a interação dos alunos.

AÇÃO E REFLEXÃO 2 p 21

Despertar a curiosidade que leva ao interesse pelo conhecimento científico é o primeiro desafio dos professores de ciências para conquistar  futuros pesquisadores, bem como alunos interessados em construir conhecimentos.

Partir de questões práticas que levem ao interesse pelo conhecimento é uma ação mais do que válida e faz com que os alunos percebam quanto o conhecimento está vinculado com a realidade  cotidiana.

Ensinar ciências é partir das experiências, caracterizada pela vivência dos elementos motivadores. Dessa forma a aprendizagem é proporcionada de formar mais efetiva.

A capacitação e qualificação dos docentes, no sentido de dominar não só sua área de especificidade, mas os objetos de ensino de cada componente curricular, permite uma aprendizagem significativa, pois amplia os horizontes do conhecimento.

Nesse sentido, ensinar ciência é: explorar temáticas que se relacionem em todas as áreas de conhecimentos, que demandem pesquisa, investigação e troca de experiências entre educandos e educadores.

Esse conjunto de ações e saberes como a investigação, a experiência, são práticas que deverão apresentar significados para a construção do conhecimento. Esse é o grande desafio da escola, possibilitar essa integração entre as disciplinas de forma que contribua para a formação humana integral.

USO RACIONAL DA ÁGUA

TEMA  ÁGUA

Relação do homem com a natureza.
    Exploração dos recursos naturais
    Custo da água
    Recursos hídricos na tecnologia
    Escassez da água
    Desperdício e racionalização do uso
    Tratamento da água
    Água – fonte de lazer e bem estar
    Esgoto reciclado
    Eclusa
    Simbologia da água
    Água doce
    Água salgada
    Meio para transporte
    Água no corpo humano
    Custo da água
    Análise da conta de água
    Análise comparativa das contas de água.

TEMAS TRANSVERSAIS – Cidadania -  Ética  -  Meio Ambiente

PROBLEMATIZAÇÃO -  A natureza não é uma fonte inesgotável de riquezas. Desta forma, a água, preciosa que é, também se inclui como fonte esgotável, dado o colapso que se prevê já para o ano 2025. Mesmo com tantos pedidos de racionalização de uso, parece que as pessoas em geral não se sensibilizam não com a “possível” , mas com a real falta de água que sofreremos em tão pouco tempo. Dada a necessidade de conscientização a respeito de um tema tão sério e suas implicações, propõe-se este projeto para que os alunos tornem-se multiplicadores  e disseminadores de idéias politicamente corretas.

OBJETIVO - Conscientizar os alunos da real situação em que vive o planeta diante da fonte esgotável de riqueza natural que é a água.

Criar interesse na pesquisa de campo ou acadêmica acerca dos temas propostos a partir da água. Em se tratando de projeto, no início o tema ficará aberto para que os próprios alunos vão, no decorrer do trabalho, delimitando e orientando a linha de pesquisa. Pretende-se, a partir do material coletado, a organização de um portfólio com todos os dados levantados, as informações coletadas, entrevistas realizadas, release das atividades experenciadas...

JUSTIFICATIVA -  A necessidade de conhecimento amplo e embasado leva à realização de um trabalho deste porte, que será realizado em forma de projeto, no qual  os próprios alunos irão determinar as ações para criar novas perspectivas de pesquisa, tendo ÁGUA como  tema norteador.

PROCEDIMENTOS -

Textos específicos para leitura, interpretação,  discussão e debates sobre o tema do tema ÁGUA.

Pesquisas na internet

Visitas monitoradas

Confecção de folderes e/ou cartazes de conscientização (virtuais e físicos) para divulgação do uso racional da água.

*O projeto está aberto para as iniciativas e sugestões dos alunos.

.