- Ciencias da Natureza - Meio ambiente - Atividade interdisciplinar

Colégio Estadual Povoado São Miguel

Atividade Interdisciplinar-Tema: Meio Ambiente

Primeiramente foi feito uma pesquisa de campo na comunidade cujo objetivo era identificar os impactos ambientais ocorridos. Identificado os problemas, foi feito um debate com o objetivo de demonstrar que estes, que muitas vezes são provocados pelos próprios moradores, são prejudiciais a natureza e a saúde dos mesmos sendo as queimadas e o descarte ilegal do lixo, os problemas mais comuns observados na pesquisa.

As queimadas, hoje, acontecem em menor escala, sendo que no passado o único meio de sobrevivência deste pequeno povoado era a agricultura de subsistência de mandioca, milho, feijão, esse processo era comumente empregado. Atualmente a queima ocorre em menor escala, sendo que a agricultura local é extremamente reduzida.

Quanto ao descarte de lixo, havia um grande problema relacionado a ele, pois a distância e dificuldade de acesso ao centro urbano mais próximo (Paranaguá), tornava o descarte e a coleta de lixo praticamente impossível de maneira adequada. O montante produzido pelos moradores locais, eram queimados em seus quintais ou então descartados de maneira totalmente "errada" - diretamente no ambiente. O descarte ilegal pode contaminar o lençol freático local que apresenta-se consideravelmente raso, superficial devido as características naturais do solo e como neste povoado a água utilizada é praticamente de poços artesianos, torna-se um problema não só ambiental, mas de saúde pública.

Hoje, a comunidade participa de um projeto (Lixo solidário -) junto a uma empresa privada onde uma embarcação faz o recolhimento do lixo mensalmente. Os lixos coletados são pesados e trocados por valores de moeda. Cada coletor fica com créditos de valores que podem ser trocados por alimentos não perecíveis oferecidos pela empresa. Os montantes de reciclados são enviados a Paranaguá para associações de coletores. Valores da troca do lixo solidário por Kg arrecadado: Alumínio: 1,50; Pet; 0,60; Plástico: 0,20 e 0,40; Ferro: 0,10; Metal: 4,00; Óleo de cozinha: 0,25 ; Vidro: 0,40; Papelão; 0,13.

Com este projeto espera-se que os moradores, realmente tenham consciência sobre a importância da preservação ambiental. A comunidade esta situada sobre a Mata Atlântica e próximo a costa litorânea, locais estes ricos em biodiversidade de flora e fauna e devem ser preservadas, porem respeitando a existência da população local. Essas áreas lhes servem como fonte de renda e alimentos, por isso há de se pensar e repensar os conceitos culturais em prol das gerações futuras. Como exemplo de exploração local temos a carne do siri (está cada vez mais escassa devido ao consumo desenfreado e ao modo como esta coleta é feita atualmente, antes manual com “puçás”, hoje com “gaiolas”) que representa a maior fonte de renda dos pescadores. No entanto verifica-se de maneira empírica que a cada ano os siris estão diminuindo na região, obrigando-os a ir até a divisa de São Paulo para garantir um lucro maior. Esta viagem dura em média 4 a 5 horas, pois percorre-se uma distância de 30 km no mar.

Outro problema preocupante, este não mencionado pelos alunos, é a extração ilegal da madeira, utilizada para fabricar móveis, embarcações e artesanatos e residências locais. Para o artesanato a madeira mais comum é a caixeta, pois é de fácil manuseio. Outro produto utilizado é o cipó na confecção de cestos, vasos, bolsa, também está mais difícil de encontrar, devido ao abuso da extração. Sabe-se que é muito difícil mudar o pensamento da comunidade em relação ao meio ambiente, hábitos culturais que já foram passados de geração a geração. No entanto cabe a nós como escola, promovermos a adaptação dos nossos estudantes a esta nova realidade, o de preservar o meio ambiente, possibilitando a opção de escolha consciente sobre suas atitudes.

Para finalizar as atividades foram realizados com os alunos, produções textuais com o tema Meio Ambiente e ilustrações que competem ao mesmo tema.

Orientadora:

Fernanda Ferreira Lima Corbani Professores