CEUP/FLORAÍ-PR- Prof. Angela Mateira Patrício

Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

De acordo com levantamento feito com os alunos do 3º B do período noturno, do colégio Estadual Urbano Pedrone, aplicando as práticas de linguagens, verificou-se que a utilização maior entre eles são; Watsapp, facebook, músicas, desenhos e messenger, mas ficou bem claro que o Watsapp é o mais prático e rápido e utilizados com maior frequência entre eles. De acordo com o que pudemos observar temos que trabalhar com os mesmos aulas diferenciadas buscando atingir sua formação integral. Diante do exposto a linguagem se dá como elemento mediador. Aprendemos também 

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1.Tema do Projeto: O “PADRÃO DE BELEZA “ buscado pelos jovens.

2.Justificativa:

O colégio Estadual Urbano Pedroni, Ensino Médio, situadono Município de Floraí, estado do Parana, é uma escola onde atende os alunos do Ensino Médio. Nesta instituição existe um projeto de atividades complementares onde os alunos frequentam as aulas no período diurno e vespertino e é com os mesmos que queremos aplicar o referido projeto.
Nos últimos anos, percebe-se um crescimento grande de jovens em busca do padrão de beleza considerado “ideal”
Não raro, observa-se que a maioria de nossos alunos possui uma visão parcial sobre o assunto.
Portanto o presente trabalho tem o propósito de conscientizar os alunos a respeito do que é um padrão de beleza e os riscos que se ocorre quando quer alcançar este ideal a todo custo.

3.Fundamentos do planejamento
Definir escolha de conhecimento relevantes de modo a produzir conteúdos contextualizados envolvendo o tema “Padrão de beleza” a ser alcançado pelos estudantes de nossa escola.
Produzir um plana de trabalho que amplie a diversificação das intervenções no sentido da integração nas áreas e entre áreas envolvendo o tema Padrão de beleza, a ser alcançado pelos nossos jovens.
Aplicar avaliação permitindo ao estudante compreensão de aprendizagens envolvendo o tema Padrão de Beleza identificando para novas intervenções.
Deixar claro as contribuições da área de ciências naturais envolvendo o tema Padrão de beleza e que o estudante amplie sua leitura de mundo participando, de maneira engajada, nos embates da sociedade que envolvam aspectos científicos-tecnológicos, tanto no seu âmbito técnico como nas relações deste com âmbitos éticos, econômicos e ambientais.
Permitir situações em que os estudantes tenham a possibilidade de participar de atividades dialógicas em que estabeleçam relações entre evidências e explicações, determinando critérios para análise e avaliação de teorias e explicações como forma de valorizar o desenvolvimento do pensamento individual como também o caráter social da construção do conhecimento científico escolar envolvendo o tema Padrão de beleza.
Ampliar a compreensão dos estudantes para que além das linguagem enfatize o modo como elas contribuem para a organização das relações humanas, no que diz respeito às significações surgem as relações de trabalho, desta forma com as tecnologias, o modo como estas se articulam com o trabalho e como essas interações configurando a cultura contemporânea envolvendo o tema Padrão de beleza buscado pelo jovens da atualidade.

3. Objetivos

3.1 Ciências da Natureza:

Química: O uso de formol como alisante de cabelo
O emprego de alisante no cabelo
- Relacionar a estética capilar e as possíveis consequências para um organismo saudável;
- Entender a composições químicas dos alisamentos e o processo de fabricação nas indústrias, com concentração máxima de 0,2%.
-Ter consciência dos sérios danos à saúde de quem prepara, aplica e recebe.

Física: Padrão de beleza como forma que compromete o comportamento dos estudante de nossa escola.
-Pesquisar um breve histórico sobre a influência do Padrão de beleza no comportamento dos educandos.
-Caracterizar os aspectos socioculturais da estética e a satisfação corporal presente na concepção da imagem.

Biologia: Alimentos equilibrados, além de ganhar saúde, ajuda a manter o corpo em forma.
- Relacionar hábitos alimentares saudáveis ao ideal estético de beleza.
- Problematizar o tema Padrão de beleza com os relacionamentos entre os jovens de nossa escola.
- Discutir o tema Padrão de beleza parra o entendimento de sua importância nos relacionamentos do dia a dia.

3.2 Ciências Humanas:

História: A mulher na época do renascimento.
- Comparar por etapas do Padrão de beleza na época do renascimento até os dias de hoje.
- Fazer um resgate histórico dos Padrões de beleza no mundo.
- Pesquisar os Padrões de beleza por meio da história.
Sociologia: Influência da mídia dobre o Padrão de beleza.
- Refletir sobre a influência acirrada que impõe padrões magérrima da beleza feminina.
-Regatar a auto estima como pessoa humana no ambiente social em que o estudante vive.

3.3 Linguagem:

Língua portuguesa: Comparativo de Padrão de beleza em diferente estilo.
-Fazer um comparativa de padrões de beleza dos anos oitenta até os dias de hoje, comparando os diferentes estilos de beleza impostas entre as duas épocas, como, produção de texto argumentativos a respeito do projeto.
-Compreender a importância no Padrão de beleza para o bem do estudante atual.

Língua Inglesa: Padrão de beleza nos países da língua Inglesa.
-Comparar o Padrão de beleza por meio dos tempos e sua relação social.
-Analisar os Padrões de beleza à nível local e global.

Língua Espanhola: O Padrão de beleza nos países de língua espanhola.
-Analisar os Padrões de beleza entre os países de língua espanhola.
-Compreender a importância que os países de língua espanhola dão para a questão estética.

Arte: O Padrão de beleza por meio de pintura de arte.
-Analisar os Padrões de belezas entre os estudantes de nossa escola.
-Relacionar os Padrões de belezas na história por meio da pintura.

3.4 Matemática: Em busca do ideal do Padrão de beleza.
- Fazer leitura e discutir resultados de dados estatísticos, acerca dos exercícios praticados como também uso de suplementos químicos pelos jovens no Brasil.
-Montar gráficos para ver os resultados acerca da dosagem de exercícios físicos por pessoa praticante do Brasil.
-Fazer leitura de gráficos sobre o uso de suplementos químicos.
-Compreender que o uso de suplementos químicos deve ser acompanhado por profissionais ou mesmo por acompanhamento médico.

4.Abrangência Interdisciplinar:

Ciências da Natureza
Química: O uso de formol como alisante de cabelo
O emprego de alisante no cabelo
Física: Padrão de beleza como forma que compromete o comportamento dos estudante de nossa escola.

Biologia: Alimentos equilibrados, além de ganhar saúde, ajuda a manter o corpo em forma.
Ciências Humanas:
História: A mulher na época do renascimento.
Sociologia: Influência da mídia dobre o Padrão de beleza.

Linguagem:
Língua portuguesa: Comparativo de Padrão de beleza em diferente estilo.
Língua Inglesa: Padrão de beleza nos países da língua Inglesa.
Língua Espanhola: O Padrão de beleza nos países de língua espanhola.

Arte: O Padrão de beleza por meio de pintura de arte.

Matemática: Em busca do ideal do Padrão de beleza.
5 – Motivação: Por meio de imagens, vídeos, mostrar aos alunos o padrão de beleza existente na atualidade discutindo com os mesmos que para alcançar um padrão de beleza bem definido, temos que ter atitudes, valores, personalidade, objetivos definidos, do que se pretende atingir.
Fazer alguns questionamentos tais como: Como eu estou? O que quero? Quais as minhas metas? Que hábitos em relação a alimentação, a atividades físicas vou adotar? Como fazer? Como alcançar?

6 – Desenvolvimento: O referido projeto será desenvolvido da seguinte maneira:
Em sala de aula por meio de leituras, pesquisas, debates, apresentações, palestras, entre outras.
Em seguida este trabalho será apresentado,estipulando algumas regras onde os alunos individualmente perceba de acordo com as orientações e monitore seus colegas, observando e corrigindo um ao outro quando necessário.
Através dos resultados trabalhados na escola, os alunos poderão levar para seus ambientes de trabalho e familiar adotando essas regras de conduta no seu cotidiano.

7 – avaliação:

Ciências da Natureza:
Química: Misturas homogênea e heterogenia.
Biologia: Comunicação oral e escrita.
Física: Alguns experimentos sobre a lei de Newton, ação e reação.

Ciências Humanas:
História: debates e desfiles.
Sociologia: seminários.

Linguagens:
- Língua Portuguesa: Produção de textos e discussão.
- Língua Inglesa: Atividades orais e escrita.
- Língua Espanhola: Leitura e comparação.
- Arte: Debates e desenhos.
Matemática: Produção de gráficos, tabela e comunicação de resultados.

8 – Referências Bibliográficas:

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno IV: Linguagens/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; ( autores: Adair Bonini... et al.), Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014, 31p.
Pacto do Ensino Médio, Etapa II – Caderno IV – Linguagens, Curitiba, Setor de Educação da UFPR – 2013/portal MEC.
Revista Veja e saúde.

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Foi feita uma reflexão sobre a temática , trabalho, cultura ciência e tecnologia, procurando evidenciar as inter-relações que mantêm entre todos esses fenômenos sociais para o desenvolvimento curricular , buscando expandir a compreensão dos estudantes nas relações humanas , em especial nas relações de trabalho , articulando com a cultura contemporânea.
A linguagem cumpre um papel ideológico , muitas vezes encobrindo a realidade em que vive o sujeito em especial o mundo do trabalho.Não se pode desvincular o saber pedagógico ao momento político, econômico e socioculturais pós -moderno em que vivemos. Libâneo ressalta alguns pontos entre eles que " os educadores deve ajudar os estudantes a construírem seus próprios quadros valorativos a partir do contexto de suas próprias culturas , não havendo valores com sentido universal . Os valores a serem cultivados dentro de grupos particulares são: a diversidade , a tolerância , a liberdade , a criatividade , as emoções , a intuição". ( Libanêo 2010.p 27 e 28)
A metáfora da árvore nos mostra que as raízes representam a fundamentação teórica estudada. O tronco simboliza a pesquisa, o método utilizado; os galhos e as folhas são atividades desenvolvidas, e os frutos representam os registros reflexivos.
A questão do fazer pedagógico tem sido bastante discutida, porém uma educação de qualidade está diretamente condicionada ao fato do professor , compreender que o seu fazer pedagógico é também determinante para desenvolver o intelecto dos alunos e por via de consequência as dimensões sociais.
É fato de que o saber não chega sem a procura e os docentes precisam se conscientizar de que o fazer pedagógico só tem eficiência quando mudamos nossa prática educativa buscando atender as necessidades reais e urgentes dos nossos alunos. Segundo Tardf (2002 p. 118) "Ao entrar em sala de aula, o professor penetra em um ambiente de trabalho construido de interação humana ". E um grande desafios dos educadores é penetrar no mundo real dos alunos , e isso só acontece quando estes acreditam no trabalho que realizam na coautoria de seus fazeres.
Algumas práticas utilizadas: Exposição oral, pesquisas, atividades em grupos, em duplas, escrita colaborativa, tais práticas tem que ser sustentadas pelo tronco que corresponde a pedagogia, que por sua vez é fixada pela raiz que representa a história e a filosofia da educação. A prática, a pedagogia e a filosofia da educação tem que estar interligadas , interagindo como uma árvore, em todo o seu contexto. A escola é um ambiente muito diversificado , onde as práticas variam de acordo com os professores que as realizam. Porém em qualquer prática executada deve-se haver um "planejamento", pois este possibilitará ao docente expor de maneira mais clara e eficiente os conteúdos ministrado pelos seus alunos.
Não é fácil idealizar a escola e os jovens que queremos numa realidade que não contribui para tornar os sonhos em realidade . É consenso de todos que a escola precisa mudar, que a estrutura organizacional só serviu para dificultar os avanços educativos . Que para o desenvolvimento humano integral dos estudantes, as formas avaliativas ou avaliação seja ela somativa diagnóstica ,sondagem ou formativa, não ocorre de forma isolada mas, sim , como uma atividade complexa, refletindo sobre o que fazemos, como fazemos, e para que fazemos. Não existe métodos perfeitos , mas as nossas escolhas pode ter na vida dos estudantes impactos que poderão influenciar na sua vida social, cultural e em todo o contexto educacional.

 

" A Lentidão é uma virtude a ser aprendida num mundo em que a vida é obrigada a correr no ritmo das máquinas. Gastar tempo conversando com os alunos? Saber sobre sua vida? Seus sonhos ? Que importa que o programa fique atrasado. A vida é vagarosa, os processos vitais são vagarosos. Quando a vida se apressa, é porque algo não vai bem".