CARTA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA SEUS ALUNOS - E. E. E. M. EUGÊNIO FRANCIOSI

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EUGÊNIO FRANCIOSI
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CARTA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA SEUS ALUNOS

Queridos alunos,

Endereçamos esta carta a vocês, estudantes do ensino médio, para compartilharmos nossas angústias, alegrias, frustrações e perspectivas em relação ao futuro de cada um. Pretendemos construir uma ligação de diálogo, conhecimento, troca de experiências e respeito mútuo, para um melhor relacionamento entre nós.
Diante disso, gostaríamos de juntos, construir metas para tornar o ambiente da sala de aula mais prazeroso, atrativo e produtivo, para que vocês tenham mais interesse em realizar as atividades propostas, que caminhem além  das linhas do caderno e das páginas do livro didático, prestem atenção nas explicações e reflitam sobre elas.
Queremos que saibam que nós, professores, não chegamos aqui por acaso. Estudamos, batalhamos, passamos por dificuldades, mas não desistimos um só minuto e hoje, continuamos estudando e nos aperfeiçoando, pois entendemos que a educação e a busca do conhecimento são processos contínuos, sem limites. Dessa forma, conquistamos nosso espaço na sociedade, agregamos valores éticos, morais e culturais.
É importante para nós que saibam que, quando entramos na sala de aula, estamos preocupados com sua formação integral, imaginamos que nossos alunos vão mudar o mundo.  Todo esse poder está nas mãos de vocês, mas nos frustramos ao perceber que alguns não buscam um rendimento considerado satisfatório.
Na maioria das vezes, a decepção por nossa parte é grande, uma vez que, no momento em que preparamos uma aula, a fazemos com muita dedicação, independente dos recursos disponíveis, bem como os diferentes educandos. O que nos preocupa mais, é que às vezes alguns de vocês não se importam em explorar o conhecimento que o professor possui e nem ao menos prestam atenção nos assuntos que desconhecem.
Muitas vezes ficamos mais tempo juntos com vocês, do que com nossos familiares e como prezamos muito pelo nosso trabalho, amamos muito nossa profissão e queremos sempre o sucesso de todos é que ocorrem nossas frustrações, sendo que damos o nosso melhor e não percebemos o mesmo empenho por parte de alguns de vocês. Queremos que  conquistem seu espaço, mas para isso é preciso que:
• Leiam, mas leiam muito, independente do que;
• Criem uma rotina diária de estudo;
• Valorizem a entrega de trabalhos e os temas de casa como atividades para complementar seu aprendizado;
• Tirem suas dúvidas, não se envergonhem de pedir uma, duas, três ou mais vezes se preciso for;
• Sejam questionadores, provoquem discussões sadias;
•  Enriqueçam a sala de aula, trazendo contribuições relacionadas aos conteúdos: textos, notícias, curiosidades, etc.;
• Respeitem a si mesmos em primeiro lugar, e a todos os outros que fazem parte do ambiente escolar como gostariam que fossem respeitados;
Nós sentimos a necessidade de escrever para vocês demonstrando nossas preocupações porque em um mundo globalizado como o nosso, têm maiores chances não só aqueles que tem inteligência, mas aqueles que sabem usá-la em favor de boas coisas.
Esperamos que na resposta a essa carta vocês nos ajudem a superar as angústias e que proponham sugestões para que, juntos, façamos a diferença em termos de educação como um todo.

Professores do Ensino Médio

EEEM EUGÊNIO FRANCIOSI - Rio Grande do SUl- 6ª CRE