CARTA DOS PROFESSORES AOS ALUNOS DOS 1ºs Anos EM

Santa Cruz do Sul, 02 de julho de 2014.

Querido/a estudante!

Nós professores, em um de nossos encontros de estudos do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, elaboramos em conjunto, esta carta, destinada a cada um de vocês. Queremos compartilhar algumas ideias com vocês, estudantes do ensino médio. Jovens Estudantes!
A escola, hoje, vive um momento de reflexão sobre seu papel. A proposta de reestruturação do Ensino Médio visa contribuir com a formação de um cidadão de senso crítico tendo como objetivo o ser humano integral.
Nós professores nos sentimos ansiosos por resultados qualitativos e sabemos que para os alcançarmos precisamos da colaboração de vocês. Queremos estreitar nossos laços de amizade e juntos pensarmos em caminhos melhores. Desejamos que a escola do Ensino Médio se torne um canal de diálogo para superar dificuldades, e juntos, construirmos estratégias pedagógicas que nos levem a resultados melhores.
Partindo desse ponto, primeiramente queremos lhe dizer que sempre vamos apoiá-lo para que alcance êxito em seus objetivos, tanto profissional, quanto educacional e como ser humano.  Um dos questionamentos que circulam no território escolar é: como a escola é vista por você?  Tem lhe ajudado a alcançar seus objetivos e planos de futuro? Tem contribuído com a sua vida atual, como jovem, neste momento de sua vida? Como seria na sua visão a escola ideal? Você tem planos para dar continuidade aos estudos?  Quais as dificuldades que encontra em ser jovem estudante de ensino médio? Muitas são nossas preocupações, e queremos dividi-las com você.
Nós, professores, pensamos que você não deve parar de sonhar com um futuro melhor para sua vida e para sua comunidade. Por isso, sugerimos que organize sua rotina, que você tenha tempo para conversar e conviver com sua família, pois esses são com certeza as pessoas que mais desejam seu sucesso. Às vezes, os pais parecem ter um jeito diferente dos filhos: outro jeito de vestir-se, outro jeito de falar, outro gosto por música, outros valores... Mas, temos a certeza que cada pai e cada mãe, quer o melhor para o seu filho, filha, mesmo que às vezes você não entenda assim.
Queremos também, que você tenha tempo para os verdadeiros amigos; aqueles que lhe ajudam a refletir sobre a vida, que choram com você nos momentos difíceis e que dançam e se divertem ao seu lado nas boas horas, nas baladas, na diversão... E, para alcançar seus objetivos educacionais, sugerimos também que além do horário escolar, você dedique um tempo diário para seus estudos em casa; que converse conosco, que nos questione, que nos traga suas dúvidas.
Mais importante ainda, queremos manter relações saudáveis em sala de aula, queremos sua contribuição pessoal para o crescimento de todos e de cada um; o coleguismo, a solidariedade, a cooperação com seus colegas e conosco professores é fator decisivo para nosso crescimento e para a melhoria da educação, em cada disciplina, com cada professor em cada área de conhecimento. Nós professores, queremos ser seus parceiros, colaboradores na sua construção do conhecimento e na sua formação como ser humano integral.
Finalizando: escolha um de nós (ou mais), professor/a, e durante esses dias de férias, escreva uma carta de resposta e entregue no retorno das aulas, dia 04 de agosto. Tudo bem, se não quiser se identificar; pode deixar a carta na secretaria ou na supervisão.

Bom descanso,
Abraço carinhoso,