CARTA AOS PROFESSORES - EEEM EUGÊNIO FRANCIOSI

CARTA AOS PROFESSORES - TURMA 301

Queridos professores, endereçamos essa carta a vocês com o intuito de demonstrar nossas dúvidas, satisfações, desejos, e alegrias. Nós, alunos da 301, gostaríamos de criar uma relação mais próxima com vocês, portanto deixaremos algumas sugestões que a escola poderia aprimorar.
No nosso ponto de vista, a escola é um lugar muito bem estruturado, com professores preocupados tanto com o ensino quanto com nosso bem-estar. É o lugar em que nos sentimos como verdadeiros filhos.
Um ponto que gostamos e apoiamos é a hora semanal da leitura, onde toda a escola para 20 minutos para ler. Vimos como melhorias a oportunidade de criar uma área de lazer para os alunos aproveitarem o intervalo, a promoção de interséries e gincanas, reativação do Grêmio Estudantil para a realização de atividades interativas, mobilização para viagens de estudos e atividades de interação com outras escolas.
Para nós, especialmente neste ano, vemos o estudo como algo de que o nosso futuro dependa. E as nossas perspectivas perante o mesmo são adquirir mais conhecimentos, assim como aprimorar aqueles que já possuímos. A tal prática nos proporcionará novas oportunidades de emprego e consequentemente uma vida melhor.
Em relação aos estudos, achamos que o governo deveria rever o Ensino Médio Politécnico, uma vez que no Segundo ano do Ensino Médio nós nos sentimos muito prejudicados com a excessiva carga horário da disciplina de Seminário Integrado. Neste sentido, percebemos que elas poderiam ter sido mais aproveitadas se tivessem sido distribuídas em outras disciplinas, tais como: Português, Matemática, Física, etc, tornando-as mais atraentes. Outra sugestão seria que as aulas tivessem sido mais práticas e dinâmicas, associando teoria e prática, dessa forma gravando melhor os conteúdos estudados.
A maior parte dos alunos da nossa turma estuda fazendo os temas, revisando o conteúdo para provas, refazendo as questões discutidas em aulas e lendo. No entanto, apresentamos algumas angústias em relação aos conteúdos complexos, difíceis de serem entendidos e que não condizem com o nosso cotidiano, bem como a desmotivação causada pela troca do modo avaliativo.
Por ser o nosso último ano e estarmos concluindo o Ensino Médio, percebemos que os professores estão dando mais abertura para expressarmos a nossa opinião em certos aspectos. Assim, vemos que a forma como o professor conduz a aula, bem como a dinâmica que ele usa, é o que resultará no nosso aprendizado e entendimento.
Um ponto positivo que observamos em nossa turma é que muitas vezes ocorre a compreensão melhor com os colegas do que com o próprio professor em conteúdos de difícil compreendimento. Todos se ajudam nesta questão havendo entre nós uma troca e ampliação de conhecimentos.
Em relação à nossa formação, almejamos saberes suficientes para passar num vestibular, assim como uma boa base para conciliarmos a nossa vida pessoal com a profissional.
Sugerimos também, alguns projetos que a escola poderia nos oferecer para uma aprendizagem mais satisfatória:
- Abrir oficinas de músicas, teatros, danças, culinária, esportes e jogos.
- Reativação do laboratório de ciências.
- Oficinas de informática.
- Fazer mais gincanas de conhecimentos culturais.
- Realizações de viagens extracurriculares com a intenção de aprimorar nossos conhecimentos.
- Incentivar a realização do Enem e preparar os alunos para o vestibular ao longo de todo o Ensino Médio.
- Trazer à nossa escola profissionais que nos orientem a quais cursos mais nos identificam (testes vocacionais/feiras de profissões).
- Ser estipulado para que cada turma apresente uma atração na feira do livro (teatros, músicas, salas temáticas).
- Aulas de reforço para alunos com dificuldades no turno oposto.

Alunos da turma 301.

ESCOLA EEEM EUGÊNIO FRANCIOSI  -  Rio Grande do Sul - 6ª CRE