Carta ao Jovem Estudante

Prezado estudante,

Nós  professores, estamos sempre conversando sobre o nosso trabalho, as nossas aulas e a postura de cada um, enquanto estudante da EJA - Educação de Jovens e Adultos. E nessas conversas o que mais aparece é a preocupação que os professores e a escola têm em contribuir para que vocês concluam os estudos com êxito e possam cursar uma faculdade e ter um futuro profissional promissor.
Sabemos que cada um aqui tem uma história de superação. Seja você jovem, idoso, dona de casa, pai de família, portadores de necessidades especiais... Tem também suas diferenças culturais, étnicas, religiosas entre outras. E a escola busca, na medida do possível, acolhê-los e respeitá-los nessas diferenças. Valorizamos os conhecimentos prévios, mas sabemos que nem sempre podemos corresponder a todas as suas expectativas, mas gostaríamos de lembrá-los que, além de mantermos o foco no seu aprendizado, nos preocupamos também, com a sua vida social, cultural e familiar.
Saibam que gostaríamos de conversar mais com vocês sobre as expectativas de vida que têm, sobre os planos e sonhos que alimentam. Queremos conhecer vocês melhor para assim podermos contribuir mais com a sua formação. O tempo na EJA é muito precioso, muito corrido, entretanto, com a sua participação, podemos nos organizar para criarmos esse espaço.
Vamos ser mais parceiros nessa nova etapa que se inicia!  Vamos programar atividades que possam proporcionar seu crescimento pessoal e profissional. Essa é a nossa meta!
Sendo assim, prezados estudantes, queremos convidá-los a avaliar as suas ações e a sua postura, na sala de aula. Não busque só resultados positivos, pois estes só vêm se estivermos unidos buscando um mesmo ideal. Nós, não podemos fazer o papel que é seu. Os desafios nos acompanham por toda vida pessoal, e não seria diferente na vida escolar.
Nós estamos aqui prontos para contribuir com a realização dos seus sonhos,portanto, não temos o poder de disputar você com o celular, o bate papo com os colegas, o poder de atração que a rua apresenta para alguns. Diga não a esses mecanismos e venha estar conosco de corpo e alma. Propomos uma prática de mudança de atitudes, a refletir e gerar opiniões próprias,desenvolvendo seu intelectual, autonomia e autoconfiança. Vocês são capazes de alcançar o objetivo desejado.
Acreditamos no seu potencial e queremos ser o caminho que o conduzirá a uma vida de sucesso!

Atenciosamente,
Professores da Educação de Jovens e Adultos