Carlos Dirceu Iede - Col. Est. Elias Abrahão- Resposta da Pergunta1

-Garantir o caráter formativo integral de cidadão: o E.M. atual está muito focado na preparação para o vestibular. Mesmo com a introdução de disciplinas de Humanas, como Filosofia e Sociologia, a importância destas mais se dá na sua inserção também em exames vestibulares.

Este caráter propedêutico se dá pela grande competição para a entrada nos cursos superiores em virtude de fatores como: aumento populacional; grande número de jovens matriculados no Ensino Fundamental; poucas instituições de nível superior para comportar toda a demenda e entre estas um número mais reduzido de instituições públicas gratuitas.

-Evitar que o Ensino Médio torne-se também excessivamente técnico, uma tendência que tem se fortalecido com a chegada de escolas mantidas por sistemas ligados a associações industriais e comerciais, onde o estudo baseia-se principalmente na aplicabilidade direta dos conteúdos dentro de projetos direcionados pelas tendências de mercado, ´perdendo assim, novamente, o caráter de formação humana.

-Adequar a grade horária:garantindo tempo, espaço e equipamentos.Além de repensar a quantidade de alunos em sala, buscando um salto de qualidade de ensino.

-Garantir uma real autonomia para que a escola possa, de maneira prática e completa, decidir sobre sua própria organização e destinação de recursos.