Café da Manhã - Ação Interdisciplinar

Colégio Estadual  Almiro  Sartori – Foz do Iguaçu

Etapa II – Caderno II

Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira

Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.
Reflexão e Ação

Pag  44

Projeto: Café da Manhã

Durante as aulas de biologia um dos conteúdos estruturantes é a formação de moléculas e a composição de substancias químicas. Discutido com professores de outras matérias foi acertado que o café se tornaria um trabalho interdisciplinar, onde todos estariam envolvidos, assim com todas as turmas.

Durante duas semanas os professores inseriram em seus conteúdos o trabalho sobre o café, cada um desenvolvendo com suas particularidades, como exemplos:

Artes: Apresentação e construção dos cartazes.
Biologia: componentes nutricionais.
Educação física: Alimentação saudável.
Física: Termologia, transformações físicas.
Filosofia: Diálogo cultural.
Geografia: Clima, relevo, transportes.
História: Surgimento do café, história trabalho escravo, e imigração.
Matemática: Proporção, divisão e multiplicação.
Português: Escrita, na construção de receitas.
Química: Composição e transformações químicas.
Sociologia: Classes sociais.

Como resultado os alunos trabalharam em conjunto, conheceram novos conteúdos, e se sentiram valorizados por construíram um trabalho complexo e com bastante responsabilidade. O trabalho uniu ainda mais os professores e os alunos já pensam em novos projetos.