Caderno1- Atividade 1 -

Para abordar os desafios que ainda permanecem no ensino médio, é necessário fazer uma reflexão mais ampla e abordar os desafios que ainda permanecem na educação e na sociedade brasilera.

A sociedade brasileira é desde sua colonização uma sociedade dividida em classes. O Estado brasileiro  nas mais diferentes formas que já assumiu ( Ditadura, Democracia, Monarquia, etc...)foi dirigido em favor da classes dominante, priorizando os grandes proprietários de terra, a burguesia industrial e os interesses do capital internacional. O interesse dos camponeses, índios, trabalhadores, pobres, pretos, nunca foram prioridades do Estado brasileiro.

Sendo o Estado brasileiro, desde a colonização, um instrumento de dominação e opressão de uma classe sobre as outras, e tendo como premissa que a política educacional de um país é elemento estratégico na construção de um projeto de sociedade, podemos afirmar que em larga medida a educação brasileira, ao longo de sua história, é responsável por reproduzir e expressar os interesses da classe classe dominante.

Podemos constatar que ao longo de toda nossa história sempre tivemos ao menos dois tipos de educação. Uma educação para os filhos da classe dominante, esta de alta qualidade, direcionado a formar intelectuais, cientistas, e quadros dirigentes de nossa sociedade. E uma outra educação para o " povo", esta de baixíssima qualidade, tendo por objetivo formar mão de obra barata para o mercado de trabalho.

Neste sentido, o projeto de educação levado à cabo pelo Estado brasileiro ao longo de toda sua trajetória, tem tido relativo sucesso, pois este tem cumprido importante papel na manutenção e ampliação das desigualdades sociais, formando uma pequena elite dirigente capaz de dar continuidade a este projeto político, e uma massa de trabalhadores capazes de corresponder ao interesses do capital, ou seja, apto a ser mão de obra barata no mercado de trabalho.

Tendo isso em vista, antes de nos colocamos a pergunta : Quais desafios permanecem no ensino médio brasileiro? Temos que nos pergunta: Que sociedade queremos? Queremos manter esta estrutura de dominação de uma minoria sobre a maioria ?  Queremos manter esta divisão de classes?

Pois, somente quando tivermos clareza de que projeto de sociedade queremos, conseguiremos responder, qual educação queremos e quais nossos desafios temos de enfrentar pra chegar a este projeto de educação que queremos.