subprojeto
Expor as torneiras existentes no mercado.
Por Quê?
Para fazer a verificação de qual torneira teria menos desperdício de água.
O que?
Instalar , observar e registrar os dados da quantidade de consumo da água.
Como?
Instalar as torneiras e inspecionar o consumo Trabalho
Dimensões
Cultura
Ciências
tecnologia
Subprojeto
Construir uma cisterna.
Por quê?
Reutilizar a água da chuva.
O quê?
Buscar parcerias com entidades da sociedade, organizar eventos para angarriar fundos.
Como?
Buscar parcerias com as instituições municipais e estaduais.
Dimensões
Trabalho
Cultura
Ciências
Tecnologia
Subprojeto
Substituir as plantas ornamentais da escola por plantas resistentes à seca.
Por quê?
Evitar o desperdício da água
O quê?
Adquirir as plantas no horto municipal
Como
Plantar as mudas .
Dimensões
Trabalho
Cultura
Ciência
Tecnologia
Subprojeto
Adquirir equipamentos adequados para fazer limpeza na escola, como por exemplo um vaporeto.
Por quê?
Diminuir o consumo de água.
O quê?
Adquirir o equipamento
Como?
Envolver a comunidade escolar para adquirir o vaporeto.
Dimensões
Trabalho
Cultura
Ciência
Tecnologia
Como contextualizar a Matemática?
- Atribuir significados ao conhecimento matemático;
- Ligações com as práticas sociais e outros campos do saber;
- Recurso da história de matemática;
- Promover posturas e valores para a cidadania;
- Precisa envolver necessariamente diversos conhecimentos de diferentes áreas para a compreensão mais abrangente de uma situação problema relevante.
Proporcionar atividade que:
- Explorar/experimentar
- Fazer conjecturas
- Procurar generalizações
- Fazer registros das generalizações e hipóteses
PROJETO ESCOLAR
TEMA: “Meio Ambiente” – Água
PERÍODO DE EXECUÇÃO: de 10 a 14 de agosto de 2015.
PUBLICO ALVO: Alunos do 1º A, B e C da Escola Estadual Cônego Figueiró.
JUSTIFICATIVA:
Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais.
Pensando nisto, nós professores de meio ambiente propomos o Projeto Água, para instruir os alunos sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos. Ressaltamos ainda que o uso inadequado dos recursos naturais, tem causado diversos reflexos negativos ao equilíbrio do meio-ambiente, e que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.
OBJETIVO GERAL:
-Conscientizar e instruir a população em geral sobre a importância de preservar, economizar e recuperar a água, através do exercício da educação ambiental, de modo a assegurar para atual e futuras gerações a disponibilidade de água doce e limpa no município e no planeta;
- Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de defender o meio ambiente e atuar na realidade sócio ambiental de modo comprometido com a vda;
-Identificar as consequências das ações do homem sobre o Ecossistema da Chapada Monte Alto;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Promover a conscientização e a instrução da sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo a situação de degradação do meio-ambiente para garantir a boa qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.
-Conhecer as principais fontes de água do município de Francisco Badaró.
- Fazer campanhas educaticas sobre o uso racinoal da água;
METODOLOGIA:
-No período de 10 a 14 de agosto, os professores que atuam nas devidas turmas deverão trabalhar o tema “ Água”
- Confecção de murais e cartazes sobre a “Água” para serem expostos pela Escola.
- Pesquisa de campo - visita da APA- Chapada dos Pequizeiros;
- Identificar nascentes e córregos do município de Francisco Badaró;
-Coletar depoimnetos de pessoas mais velhas sobre os rios antes e hoje.
- Culminância dia 14 de agosto.
AÇÕES DO PROJETO:
No decorrer de 10 a 14 de agosto, se realizarão as seguintes atividades integrada as diversas áreas do conhecimento:
GEOGRAFIA:
Pesquisar os principais córregos e nascentes do município e sua real situação.
HISTÓRIA:
Entrevistar pessoas idosas como eram os rios e córregos de antes.
PORTUGUÊS:
Analisar diferentes textos relacionados à “Água”; bem como sua interpretação.
BIOLOGIA:
Analisar os impactos ambientais com relação aos recursos hídricos do município;
INGLÊS:
Traduzir textos e palavras relacionadas aos recursos hídricos do município;
FILOSOFIA:
Destacar os valores éticos relacionados ao uso dos recursos hídricos locais;
SOCIOLOGIA:
Analisar os hábitos e costumes locais quanto ao uso da água;
QUÍMICA:
Verificar os principais agentes poluidores dos recursos hídricos do município.
MATEMÁTICA:
Confeccionar gráficos e tabelas com dados estatísticos do uso e consumo dos recursos hídricos do município;
Palestra sobre os recursos hidricos do município destancaondo a situação atual de cada um;
Confecção de cartaz de conscientização sobre o uso racional da água.