CADERNO V - MATEMÁTICA - REFLEXÃO E AÇÃO 4 - COLÉGIO ESTADUAL FRENTINO SACKSER

subprojeto  
Expor as torneiras existentes no mercado.

Por Quê?

Para fazer a verificação de qual torneira teria menos desperdício de água.

O que?

Instalar , observar e registrar os dados da quantidade de  consumo da água.

Como?

 Instalar as torneiras e inspecionar o consumo Trabalho

Dimensões
Cultura
Ciências
tecnologia

Subprojeto

Construir uma cisterna.

Por quê?

Reutilizar a água da chuva.

O quê?

Buscar  parcerias com entidades da sociedade, organizar eventos para angarriar fundos.

Como?

Buscar parcerias com as instituições municipais e estaduais.

Dimensões

Trabalho
Cultura
Ciências
Tecnologia

Subprojeto

Substituir as plantas ornamentais da escola por plantas resistentes à seca.

Por quê?

Evitar o desperdício da água

O quê?

Adquirir as plantas no horto municipal

Como

Plantar  as mudas .

Dimensões

Trabalho

Cultura
Ciência
Tecnologia

Subprojeto

Adquirir equipamentos  adequados  para fazer limpeza na escola, como por exemplo um vaporeto.

Por quê?

Diminuir o consumo de água.

O quê?

Adquirir o equipamento

Como?

Envolver a comunidade escolar para adquirir o vaporeto.

Dimensões

Trabalho
Cultura
Ciência
Tecnologia

 

Como contextualizar a Matemática?
- Atribuir significados ao conhecimento matemático;
- Ligações com as práticas sociais e outros campos do saber;
- Recurso da história de matemática;
- Promover posturas e valores para a cidadania;
- Precisa envolver necessariamente diversos conhecimentos de diferentes áreas para a compreensão mais abrangente de uma situação problema relevante.

Proporcionar atividade que:
- Explorar/experimentar
- Fazer conjecturas
- Procurar generalizações
- Fazer registros das generalizações e hipóteses

PROJETO ESCOLAR
TEMA: “Meio Ambiente” – Água
PERÍODO DE EXECUÇÃO: de 10 a 14 de agosto de 2015.
PUBLICO ALVO: Alunos do 1º A, B e C da Escola Estadual Cônego Figueiró.
JUSTIFICATIVA:
Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais.
Pensando nisto, nós professores de meio ambiente propomos o Projeto Água, para instruir os alunos sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos. Ressaltamos ainda que o uso inadequado dos recursos naturais, tem causado diversos reflexos negativos ao equilíbrio do meio-ambiente, e que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.
OBJETIVO GERAL:
-Conscientizar e instruir a população em geral sobre a importância de preservar, economizar e recuperar a água, através do exercício da educação ambiental, de modo a assegurar para atual e futuras gerações a disponibilidade de água doce e limpa no município e no planeta;
- Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de defender o meio ambiente e atuar na realidade sócio ambiental de modo comprometido com a vda;
-Identificar as consequências das ações do homem sobre o Ecossistema da Chapada Monte Alto;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Promover a conscientização e a instrução da sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo a situação de degradação do meio-ambiente para garantir a boa qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.
-Conhecer as principais fontes de água do município de Francisco Badaró.
- Fazer campanhas educaticas sobre o uso racinoal da água;
METODOLOGIA:
-No período de 10 a 14 de agosto, os professores que atuam nas devidas turmas deverão trabalhar o tema “ Água”
- Confecção de murais e cartazes sobre a “Água” para serem expostos pela Escola.
- Pesquisa de campo - visita da APA- Chapada dos Pequizeiros;
- Identificar nascentes e córregos do município de Francisco Badaró;
-Coletar depoimnetos de pessoas mais velhas sobre os rios antes e hoje.
- Culminância dia 14 de agosto.
AÇÕES DO PROJETO:
No decorrer de 10 a 14 de agosto, se realizarão as seguintes atividades integrada as diversas áreas do conhecimento:
GEOGRAFIA:
Pesquisar os principais córregos e nascentes do município e sua real situação.
HISTÓRIA:
Entrevistar pessoas idosas como eram os rios e córregos de antes.
PORTUGUÊS:
Analisar diferentes textos relacionados à “Água”; bem como sua interpretação.
BIOLOGIA:
Analisar os impactos ambientais com relação aos recursos hídricos do município;
INGLÊS:
Traduzir textos e palavras relacionadas aos recursos hídricos do município;
FILOSOFIA:
Destacar os valores éticos relacionados ao uso dos recursos hídricos locais;
SOCIOLOGIA:
Analisar os hábitos e costumes locais quanto ao uso da água;
QUÍMICA:
Verificar os principais agentes poluidores dos recursos hídricos do município.
MATEMÁTICA:
Confeccionar gráficos e tabelas com dados estatísticos do uso e consumo dos recursos hídricos do município;
Palestra sobre os recursos hidricos do município destancaondo a situação atual de cada um;
Confecção de cartaz de conscientização sobre o uso racional da água.