CADERNO V - MATEMÁTICA - REFLEXÃO E AÇÃO 2 - COLÉGIO ESTADUAL FRENTINO SACKSER

Projeto:

TÍTULO: ÁGUA E ESGOTO: TAXAS DE CONSUMO.
JUSTIFICATIVA:
O constante aumento das taxas de água e a instalação da rede de esgoto, têm aumentando a preocupação de toda população. Como em nossa cidade a falta de água não é um problema é utilizada de forma exagerada e inadequada. Faz-se necessário então refletir sobre nosso estilo de vida para encontrar meios e amenizar tais situações.
Através deste projeto estaremos trabalhando a conscientização da população e cooperando a redução de custos e para sustentabilidade ambiental de nosso planeta.
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra e cada ação, por mais ínfima que seja, contribui para a manutenção dos recursos naturais, já tão escassos por sinal.
A escolha é nossa. São necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida. Cada um compartilha responsabilidades pelo presente e pelo futuro da sociedade.
Espera-se que os resultados obtidos neste projeto e o material didático produzido venham a contribuir efetivamente para melhor compreensão do tema por estudantes favorecendo competências para a compreensão de problemas, resolução de problemas; a construção/apreensão dos conceitos e, consequentemente, da terminologia em Português relacionada ao tema ‘uso consciente da água e esgoto’.
Enfim, contribuirá para a aprendizagem de conceitos científicos inclusive aqueles abordados em projetos interdisciplinares envolvendo diferentes áreas do conhecimento.

OBJETIVO:
- Entender as contas de água e esgoto, calculando as taxas aplicadas em relação a estas e identificar possíveis medidas para diminuir as contas e colaborar com o meio ambiente

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Auxiliar os educandos a entender os cálculos utilizados nas faturas de água e esgoto;
- Induzir a importância da economia;
- Colaborar com a sustentabilidade;
- Propiciar a aquisição de conceitos relacionados ao tema ‘uso consciente da água’
- Demonstrar as relações de causalidade existentes entre os fatores que contribuem para a escassez dos recursos hídricos;
- Auxiliar o aluno na compreensão das causas e das consequências do uso desordenado dos recursos hídricos em nosso planeta e como estas podem interferir em nível pessoal e social;
- Levantar terminologia em Língua Portuguesa e Língua Inglesa relacionada ao uso consciente da água;
- Pesquisar os componentes presentes na água;
- Elaborar material didático a ser aplicado em sala de aula.

METODOLOGIA:
Cada aluno trará uma conta de água e esgoto para serem analisados de acordo com os objetivos postos;
Serão elaboradas sequências didáticas em cada disciplina: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Química, para atender as necessidades específicas;
Cada aluno terá a oportunidade de entender melhor seu consumo e propor mudanças para diminuir os gastos.
Haverá planejamento coletivo e organização de grupos de trabalho visando a integração currícular; Será elaborado um glossário bilíngüe, e por fim, aplicado aos educandos para que estes adquiram o conhecimento proposto.

RECURSOS:
Uso do laboratório de informática, calculadoras, dicionários de Língua Inglesa e contas de água e esgoto.

AVALIAÇÃO:
Conforme conteúdos e objetivos propostos, faremos avaliação formativa continuada, acumulativa, diagnóstica e democrática.
Haverá avaliações valendo 10,0 que poderão ser provas escritas com e sem consulta, atividades de interpretação e análise; discussões em grupos suscitadas pela leitura realizada, análise e interpretação dos textos utilizados.
Todas as atividades propostas, de classe e extraclasse, serão avaliadas quanto à participação, interesse e assimilação dos conteúdos, sempre considerando o crescimento cognitivo individual.
   Ocorrerá também a recuperação paralela de conteúdos e de notas.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:

Estado da Educação, vários autores.- Curitiba: SEED-PR, 2006 (Folhas)

DEB Itinerante- Programa de Formação Continuada dos Profissionais da Educação  do Estado do Paraná (2007 – 2010)

PARANÁ, Departamento de Educação Básica. Diretrizes Currículares da Educação Básica: Anos finais do ensino fundamental: Língua Portuguesa.
Paraná, 2008

PARANÁ, Departamento de Educação Básica. Caderno de Expectativa de Aprendizagem.Língua Portuguesa. Curitiba: Seed/DEB-PR, 2008.

PARANÁ, Departamento de Educação Básica. Projeto Político Pedagógico. Marechal Cândido Rondon, 2014.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Proposta Pedagógica Curricular. Língua Portuguesa. Marechal Cândido Rondon, 2012.