CADERNO V - MATEMÁTICA - REFLEXÃO E AÇÃO 1 - COLÉGIO ESTADUAL FRENTINO SACKSER

Quanto a afirmação sobre o predomínio do pensamento lógico-dedutivo nas atividades propostas em Matemática entende-se que este exige muita compreensão que muitas vezes realmente deixa a desejar.
Sabemos que a matemática é um saber essencial em nossas vidas, uma vez que está presente em todos os momentos e contribui para que a pessoa consiga ler, interpretar dados, calcular, mediar situações nos quais são utilizados valores numéricos de diversas formas.
O estudo da matemática contribui para a formação plena do educando como um ser crítico, auxiliando-o na resolução de problemas desde os mais simples do cotidiano até as mais complexas situações.
Não podemos esquecer também que o desenvolvimento do raciocínio matemático auxilia no bom desempenho do aluno em outros componentes curriculares, como é o caso dos pensamentos dedutivo, não-determinístico, lógico-dedutivo e geométrico-espacial.
A matemática está inserida na vida de todos. Portanto, é importante que o aluno realize atividades que o façam raciocinar e perceber a importância dos cálculos. Esse aprendizado contribui para o desenvolvimento cultural, intelectual, crítico, criativo e capacidade de argumentação do aluno, auxiliando-o no processo de emancipação enquanto sujeito capaz de produzir história.