Caderno V Etapa II - MATEMÁTICA

Patricia Svolenski
Vanessa Bunicoski Fontes

PROJETO LIXO pg 23 caderno V matemática

25 Toneladas de lixo–do nascimento à morte, essa é a quantidade de detritos que cada brasileiro vai produzir durante toda a sua vida.
Você já reparou na quantidade de sujeira que se acumula na lata de lixo da sua casa nos fins de semana? Pois é. De lata cheia em lata cheia, cada brasileiro que viva até os 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos. Como a família média no país é formada por quatro pessoas, cada lar irá fabricar 100 toneladas de lixo. São números pavorosos, mas pouca gente dá atenção a isso até que o lixo – feito um vulcão aparentemente extinto – dê sinais de vida.

Esta proposta de projeto de ensino e aprendizagem tem por finalidade expandir o conhecimento do aluno sobre o lixo que produzimos no decorrer de nossas vidas. Trazendo como base o ensino de Matemática a quantidade , porcentagem, custo do tratamento desse lixo) e interagindo com outras disciplinas(geografia, química, física e biologia), obtém-se uma nova visão de como lidamos com o meio ambiente e tudo que consumimos.
Em química, biologia e geografia podemos destacar os impactos ambientais, doenças, degradação de rios, lagos o custo econômico para o país mostrar soluções, criar processos de separação de lixo na escola e comunidade.
Em história podemos visitar o museu do lixo, mostrando os avanços tecnológicos através dos lixos gerados pela sociedade em diferentes épocas.
De acordo com a concepção de sustentabilidade é de suma importância convidar o aluno a ter um posicionamento crítico de ideias e atitudes sobre o assunto. O aluno necessita associar a quais reflexos estamos expostos vivendo em um mundo consumista e totalmente voltado para a economia de mercado.