Caderno V. Etapa 2

Ministério da Educação – MEC

Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
 
Formação de Professores do Ensino Médio
Escola: Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda
Orientadora de Estudos: Sonara Cristina Polityto Cremasco
Etapa II – Caderno V
Cursista: Anderson Christofer de Souza
Cursista: Carlos Henrique dos Santos Salgado
Cursista: Cristina Maria Barreiros
Cursista: Deborah Braga Eitelwein
Cursista: Eliane de Cássia Spirandelli Gomes
Cursista: Felipe Quadra
Cursista: Georgiana Nardi Vidal Maceno
Cursista: Gisele Alves de Almeida
Cursista: Guilherme de Gouveia Santa Bárbara
Cursista: Jane Moreira de Matos
Cursista: Jaqueline Ferrazza Gonçalves
Cursista: Joice Barreiros
Cursista: Maurício de Oliveira Munhoz
Cursista: Nádia Aparecida Poleto
Cursista: Raquel Neuwert
Cursista: Silmara Dias Pereira
Cursista: Valmir Coqueiro Fontana

 

Componente curricular Breve descrição da Atividade Tipos de pensamento matemático envolvidos
Geografia Cartografia  - Coordenadas Geográficas,
- Escalas numéricas e gráficas,
- Fusos horários
Espanhol Numerales las horas - Pronúncia,
- Escrita por extenso,
Las horas;
Fração
Matemática Funções - Relação entre duas variáveis.
História Análise do tempo cronológico e sua relevância na compreensão do processo histórico.
Ao estudar a concepção de tempo, os jovens devem ter ciência das unidades de medida de tempo e calcular os séculos dos anos.
Identificar o inicio e o término de cada século. - Algarismos Romanos
- Números Inteiros
Biologia Densidade Populacional - Uso de Frações,

Sociologia Pesquisar e comparar a violência dos países que participaram da Copa do Mundo no Brasil - Elaborar tabelas e gráficos estatísticos comparando os dados coletados e conclusão sobre as informações relacionadas.
Artes Mistura de Cores utilizando somente as três cores primárias, para produzir as cores secundárias por meio de mistura de duas cores simultaneamente. - Fração e Proporção
Educação Física Cálculo de I.M.C (Índice de Massa Corporal) - Matemática básica
- Multiplicação e divisão
Língua Portuguesa  Interpretação de Enunciados matemáticos (uso de sinônimos) - Chegar a resolução do problema = raciocínio lógico e interpretação

1.  Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno V : Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.