Caderno Linguagens - CEUP/FLORAÍ-PR

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO IV (Linguagens) – ETAPA II, P. 21

Leila Bortoluzzi-professora de Língua Portuguesa e Inglesa

Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

Foi realizada pesquisa com os alunos do 1º ano “B” do matutino, do Colégio Estadual Urbano Pedroni, para verificar as práticas de linguagens mais utilizadas por eles em seu dia a dia e pudemos observar que as mais comuns são: Internet ( facebook, whatsap, ) músicas, dança.

Diante desse levantamento podemos concluir que aulas diferenciadas facilitam a comunicação com os alunos, com os conteúdos escolares, contribuindo para a formação integral do estudante. Desta forma, percebe-se a importância de utilizar as diferentes formas de linguagem, a fim de envolver e desenvolver o conhecimento dos educandos, apropriando-se das situações de linguagem utilizadas por eles em seu cotidiano, as aulas se tornariam mais atrativas, envolventes, podendo fazer parte dos instrumentos de aprendizagem.

As diferentes práticas de linguagem podem ser trabalhadas de inúmeras maneiras e em todas as áreas do conhecimento, utilizando a interdisciplinaridade em sua aplicação e dessa forma seria possível a formação integral dos estudantes.