Caderno IV – Linguagens REFLEXÃO E AÇÃO p21

Patricia Svolenski

Vanessa Bunicoski Fontes

Caderno IV – Linguagens  REFLEXÃO E AÇÃO p21
Nesta unidade discutimos sobre o sujeito jovem, as práticas de linguagem e os direitos de aprendizagem. Para que possamos agora investigar formas de levar essas reflexões para a atividade educativa, propomos um exercício que levasse em conta a realidade dos estudantes, e que compreendesse quatro etapas:
a)      Em conversa com seus alunos, levante cinco práticas de linguagem (interação/expressão) que estão presentes em suas vidas.
b)     Aponte como elas poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino e aprendizagem, quais conhecimentos da área de linguagens estariam presentes e quais direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento seriam contemplados.
c)      Em uma roda de conversa, exponha seu levantamento e reflexão aos colegas.
d)     Considerando os levantamentos expostos por todos os colegas, desenvolvam uma discussão contemplando o alcance dos direitos e as possibilidades de trabalhos interdisciplinares.
De maneira mais interativa, as festas nos finais de semana, as rodinhas de conversas nos finais de tarde com os colegas, nas conversas informais com pais, amigos e familiares, dentre outras coisa. De maneira orientada, geralmente nas escolas, nas rodas de leitura,  nos compartilhamento de textos produzidos, nas produção de textos jornalísticos e diversos, nos  desenvolvimentos de peças teatrais, exposições artísticas, participação em saraus poéticos e projetos esportivos, nas semanas culturais e em outros momentos.
Através das práticas de linguagem os alunos entram em contato com as variações linguísticas e aprendem que a adequação é fundamental, compreendem que a norma padrão é a variedade de prestígio, mas que existem outras maneiras de se expressar verbalmente, sendo aceito  em determinadas ocasiões. Além disso, estudam questões gramaticais, que os auxiliam na hora de escrever e falar corretamente. Estas práticas desenvolvem também a capacidade de interação e comunicação social. Algumas destas práticas proporcionam o contato com outros conhecimentos como questões ligadas à saúde, reeducação alimentar e exercícios físicos, que trazem inúmeros benefícios à saúde física e mental do ser humano.
A área de linguagem possibilita vários trabalhos interdisciplinares, as disciplinas de Artes e Língua Portuguesa são disciplinas que se complementam e, portanto, o trabalho interdisciplinar torna-se prazeroso. Mas há outras possibilidades que podem envolver as disciplinas não só da área de linguagens, mas de outras áreas, se analisarmos é possével fazer essa relação com todas as demais disciplinas.