CADERNO IV- LINGUAGENS- COL. EST. PROF PAULO FREIRE PONTAL DO PARANÁ

Sinuhe Kern
                      Vilma B. Mariano de Miranda

CADERNO IV:
Visão Educacional e Ensino de Linguagens.
Estamos constantemente nos defrontando com a inevitável mediação das linguagens e estas, por sua vez trazem consigo diferentes identidades oriundas de diferentes grupos sociais.
A metáfora da árvore nos leva a uma reflexão voltada para uma prática educativa que parta da atuação dos sujeitos em suas próprias práticas sociais, enfocando as mediações de linguagem pelas quais passam .
Os conteúdos, por sua vez, devem estar pautados numa abordagem filosófica, como raízes que sustentarão o fazer pedagógico, que partirá de posicionamentos frente aos objetivos e às maneiras pelas quais ocorrerão a aprendizagem  e a promoção dos estudantes.
As folhas então, estarão relacionadas a ações anteriores e influenciarão ações posteriores, onde alunos construirão seus próprios quadros valorativos, partindo de suas próprias culturas.
Técnica e prática, devem levar o aluno a modificar situações e resolverem situações problemas num contexto social que vise também, o bem comum.