Caderno IV - Linguagens.

COLÉGIO ESTADUAL CASTELO BRANCO – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – NRE – FOZ DO IGUAÇU
COORDENADORA DA ESCOLA: MARISTELA ALBONICO
PATICIPANTES:
ADEMAR SCHMITZ; ANA CANDIDA SALVI; ANELISE CARRADORE LUTZ; DANIELA MARCELINO; ELISEU MARCIANO PRESA; ERVAL ANTONIO TRAMONTIN; JAIR ANTONIO RAFFAELI; JANE VALDIRENE MORAS SCHRADER; LILIANE GADANSKI GUIZZO; LUCIMAR DA SILVA ABEL; MARGARETE BLEMER; MARIA ARGENTINA S. BARTOLOMEU; NILCEIA APARECIDA MARQUES TAVARES; ANGELA APARECIDA VIEIRA; CILÇA APARECIDA DOS SANTOS ALMEIDA.

 

A área de linguagens tem como essência a comunicação humana e não ocorre somente pela utilização de palavras, mas por formas diferentes de linguagens que são articuladas de maneiras múltiplas. Por isso se faz necessário que os alunos saibam utilizar estes diferentes meios de se comunicar. Sendo assim, as disciplinas dessa área precisam trabalhar de forma a proporcionar o uso de modos diversos de utilização da linguagem com atividades significativas, articulando o uso de mecanismos que possibilitem a percepção dos alunos, sabendo comunicar-se de variadas maneiras, em diferentes contextos, de forma reflexiva, percebendo o discurso, desenvolvendo o senso crítico, formando sujeitos ativos e capazes de atuar no meio em que vive.
O professor precisa organizar suas aulas propondo atividades problematizadoras, levando o aluno a perceber o discurso enquanto prática social, permitindo-lhe fazer escolhas, reflexões, análises para chegar a uma conclusão. Quando se faz isso, o estudante constrói o conhecimento num processo dialógico, em constante mudança de atitude, avançando na compreensão do uso da língua e suas linguagens.
Além da leitura e da problematização, o professor precisa considerar o uso constante das tecnologias, das mídias de comunicação, pois os sujeitos do Ensino Médio já estão conectados o tempo todo e dialogando com estes mecanismos que constituem diferentes formas de linguagem. Sendo necessário que se criem situações problematizadoras a partir do uso das mídias, envolvendo os alunos em situações de construção do conhecimento e do letramento, submetendo-os aos múltiplos letramentos e as múltiplas linguagens que estão presentes na sociedade.
Quando o professor trabalha uma grande variedade de linguagens utilizando o princípio da inserção científica através do uso das mídias e a comunicação, está considerando o aluno como sujeito e suas múltiplas formas de compreender o mundo e relacionar com suas práticas de linguagem.
A teoria e a prática devem andar sempre juntas no processo de construção do conhecimento, sendo necessário a articulação de atividades interdisciplinares, considerando o conteúdo como objeto de estudo, buscando a compreensão, apreciando os elementos que estão sendo estudados.
A leitura e a problematização devem ser utilizadas como um convite para despertar o conhecimento, refletindo sobre aquilo que está sendo estudado, instigado à reflexão sobre o ato de ler, para a experimentação. Onde o professor é o mediador do processo de ensino e aprendizagem, estimulando o educando a se colocar numa postura investigativa, interpretando de forma crítica o que está sendo estudado.
O estudante do Ensino Médio está inserido em um contexto de uso de tecnologias e a partir desta realidade deve-se pensar sobre os conteúdos e em que sentido irá contribuir para a prática social. Cabe ao professor proporcionar metodologias que integrem teoria e prática, proporcionando autonomia para que se construa o conhecimento, mudando a sua forma de pensar.