CADERNO IV – ETAPA ll – LINGUAGENS (TEXTO SINTESE DAS REFLEXÕES)

Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto –E.F.M. - Paranaguá/PR
Grupo de Estudos Pacto Nacional pelo Ensino Médio
CADERNO IV – ETAPA ll – LINGUAGENS (TEXTO SINTESE DAS REFLEXÕES)

Professora orientadora:
Marcileia Grecco

Professores participantes:
Professora Margarida Moreira Adão Correia
Professor Marçal Jácomo Montanarin Lombardi
Professor Maria do Rocio Pinto da Silva
Professor Adriano Luiz dos Santos
Professora Célia Regina Padilha de Andrade
Professor Marcelo Vitor Fiatkoski
Professora Vera Lúcia José Martins
Professora Maria Luíza Alves Rodrigues
Professor Adenilson Ferreira de Abreu

Diversidade e interdisciplinaridade no Ensino Médio

Nossa sociedade atual é caracterizada por sua complexidade, e é na escola o local onde essa complexidade com seus fenômenos a as diversas concepções sociais devem trabalhadas, analisadas e problematizadas no âmbito da diversidade disciplinar. Assim, um dos grandes desafios do educador nesse contexto é o de se posicionar entre a especialização de sua matéria e a sistematização dos conteúdos abrangendo saberes interligado com as demais disciplinas. Desse modo, a interdisciplinaridade deve reconhecer as especificidades dos conteúdos de cada área, porém mantendo um diálogo dos conteúdos entre elas. O objetivo dessa relação reside na necessidade de munir o educando de habilidades para compreender de forma crítica, interpretativa e consciente os diferentes conteúdos e suas interações entre as diversas matérias do processo de ensino- aprendizagem, possibilitando uma construção de conhecimento adquirido de forma coerente e lógica em cada disciplina integralmente.
Concordamos, portanto com GASPARIN (2007, p.5) quando indica que a sequência para o desenvolvimento e repasse do saber denominados por ele “Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final” são de fundamental importância nesse processo, entretanto levando em consideração as possibilidades que as diversas disciplinas têm em comum.

Currículo e propostas de trabalho para o Ensino Médio

O currículo deveria ser construído dentro de um contexto significante para o aluno. A transdisciplinaridade propõe essa significação. As metodologias e linguagens abordadas podem e devem ter ancoragem nas práticas pedagógicas. Em nossas discussões sobre o tema avaliamos que uma boa oportunidade de prática é a construção de banners de apresentação em finalizações de trabalhos escolares. As metodologias podem ser trabalhadas durante o processo de pesquisa. O aluno ao ver seu trabalho exposto tem o feedback imediato dos resultados propostos e do aceite desse pela comunidade. A escolha da problemática das hipóteses e a construção dos resultados é comum a todos os envolvidos. Assim, professor e aluno constroem a prática dentro de uma sistemática pedagógica que incentiva a pesquisa e enaltece o processo.

A Metáfora da Arvore e a Formação Integral dos Estudantes do Ensino Médio

Após intensa discussão e debate chegamos a conclusão que a metáfora da árvore é de fato muito interessante. Entretanto muitos colegas só se preocupam com as folhas ,com a beleza e o quão reluzentes são pra quem as vê, sem avaliar e se preocupar com qual corrente filosófica e qual ideia de mundo e educação estão repassando a seus pupilos, ou seja, preocupam se com as folhas mas se esquecem da importância que o tronco e as raízes tem para que tão belas folhas e frutos floresçam. Essa falta de importância filosófica da concepção de mundo e educação onde seus alunos estão inseridos no mundo por vezes provoca a reprodução de conhecimentos que não são importantes para os seus alunos.
Entendemos que as implicações desse cuidado em excesso com a aparência da arvore e não com o que a permeia afeta diretamente a formação integral de nossos estudantes. Durante todo o livro se discute e preconiza a importância e o valor do trabalho de dialogo entre as diversas disciplinas, mas a partir de que visão de educação, de mundo? Estamos dando o devido valor à nutrição e ao tronco da arvore?

Referencias:

GASPARIN, J. L. Uma didárica para a Pedagogia Histórico-crítica. 4.ed. rev. e ampl. Campinas – SP: Autores Associados, 2007. (Coleção educação contemporânea).