CADERNO IV – ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR COLÉGIO ESTADUAL PROF. LYSÍMACO FERREIRA DA COSTA – CURITIBA.

Reflexão e Ação - Filme Ponto de mutação.
O filme trás uma reflexão importante sobre o total isolamento do ser humano, na tentativa de buscar um modelo, um local ideal para a sobrevivência. Tal isolamento não é um sucesso, pois faltarão elementos importantes, não encontrados nesse lugar, havendo a necessidade de interação com outros lugares. Acredito que com as áreas do conhecimento acontece como a “Vila”, pois muitas vezes o fracasso é gerado pelo isolamento curricular e a não interdisciplinaridade.
As disciplinas não devem ser isoladas e fragmentadas, pois o aluno deve ter a oportunidade da compreensão global dos conhecimentos tratados, para que consiga realizar uma análise critica e reflexiva dos assuntos.

Reflexão e Ação 1 1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.

No trecho da obra “Cartas a Theo” escrita por Van Gogh, trás a tona vários artistas que viveram em épocas distintas, com culturas distintas. Os instrumentos utilizados por tais artistas para realização de seus trabalhos definem uma época de expressão, onde os traços são marcados pelos materiais presentes em seu tempo. 
Os avanços da tecnologia e ciências oportunizaram a ampliação de novos recursos para as obras futuras o “óleo serve para a fixação e o preto torna-se mais quente e mais profundo.”
É relevante a preocupação do artista com que a beleza das obras e não esteja vinculada com este ou aquele material e sim com o potencial de criação humano.

De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?

O homem sempre esteve em contato com a natureza e dela se apropriou, retirando os recursos naturais necessários a sua sobrevivência. Nesse sentido, pode- se, contextualizar com conteúdos de exploração humana dos recursos naturais para diversas finalidades, a necessidade de preservação desses recursos, o avanço da tecnologia e ciência permitiu a melhoria de técnicas de produção.

Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular.
• Problematização.
Um surto de Ébola na África Ocidental está em curso desde Dezembro de 2013 em países do oeste do continente africano como a Guiné, onde foram registradas as primeiras mortes por ebola vírus de forma epidêmica. O surto teve início na Guiné, em dezembro de 2013, mas só foi detectado em março de 2014.  Desde sua detecção inicial, o vírus já se espalhou pela Libéria, Serra Leoa, Nigéria, Senegal e Estados Unidos. O presente surto é o mais grave já registrado, seja em número de casos, como em vítimas fatais.

• Teorias e Conceitos.
Vírus;
África- Geografia Humana;
Historia e cultura Afro;
Leitura e interpretação de gráficos.

• Áreas do conhecimento.
Biologia;
Geografia;
História;
Matemática.
• Relações entre as disciplinas

Vírus e epidemias; locais do globo que apresentam casos da doença; história do surgimento da doença e história e o modo de vida dos habitantes da África; percentual de casos de doentes.

Reflexão e Ação:
Vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros
1. Existe a  possibilidade de fazer o mesmo em nossa escola, através de um resgate histórico da pessoa que dá nome a  nossa escola, trazendo pra atualidade essa figura importante do passado.

1.2 Retorne aos resultados da atividade 2 do momento anterior e dê prosseguimento a ela, chegando a um ensaio de proposta curricular (certamente parcial e limitado, considerando ser somente um exercício) contendo: a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares); b) possível sequência curricular; c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares.

Aproveitando o espaço escolar e depois do resgate histórico poderá ser realizado um percurso urbano para observação das imediações do Colégio.

 

Lugar escolhido

O crescimento desordenado de algumas áreas urbanas, pode acarretar problemas ambientais de pequena ou grande escala que são sentidos pelos ocupantes do lugar, tais como poluição atmosférica, poucas áreas verdes, poluição sonora devido ao tráfego intenso. Assim sendo, a proposta poderá ser desenvolvida, com alunos do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, localizado na Avenida Iguaçu, bairro Água Verde 3012, Curitiba, Pr.

Localização

Imagem retirada do Google Maps, adaptada de Google

 

 

Idade – Série
Este trabalho poderá ser realizado com alunos do 1 ano, onde os conceitos de poluição atmosférica, poluição sonora, poluição visual, urbanização, poderão ser destacados, ampliando a percepção dos conceitos teóricos na prática, através da análise da vida cotidiana do Curitibano.
Disciplinas:
Geografia;
Biologia;
Arte;
Português;
Objetivo Geral
Compreender a transformação da paisagem pela ação humana em uma área urbanizada no município de Curitiba.

Objetivos Específicos
● Definir os conceitos de lugar e paisagem
● Identificar os elementos da paisagem pelas cores (prédios, ruas, áreas verdes, etc.)
● Localizar onde está situado o Colégio.
● Reconhecer as características deste lugar (Colégio).
● Elencar, caso seja possível, os problemas ambientais apenas pela observação da imagem do satélite

Encaminhamentos Metodológicos
1. Após os alunos compreenderem como a ação humana impacta diretamente a natureza, será sugerido a eles tirarem fotografias com qualquer dispositivo eletrônico que possua câmera, dos problemas ambientais que eles conseguem identificar no entorno do Colégio.
2. Os alunos devem se reunir em grupos de até 4 pessoas e se organizarem na questão de como e quais pessoas irão fotografar o quarteirão. Essa divisão fica sob responsabilidade dos próprios alunos.
3. Com os grupos formados e com as fotografias prontas, deverá ser elaborado um portfólio contendo a identificação do grupo, as fotografias, os problemas ambientais identificados em cada foto e uma possível solução para o problema.
4. Pensando na sustentabilidade, deverá ser usada a ferramenta de produtividade em nuvem do Google, chamada Google Apresentações, que se encontra dentro do Google Drive. Ou seja, para usar este recurso um ou mais alunos devem possuir uma conta do Google (não é permitido criar contas para menores de 13 anos). Os alunos podem fazer isso em um período contra-turno ou o (a) professor (a) levará os alunos para o laboratório de informática, os instruindo como criar essa conta.
5. Os alunos devem montar o portfólio de acordo com o item 3 e compartilhar com o e-mail do (a) professor (a).
6. O (a) professor (a) deverá realizar comentários nos trabalhos que serão compartilhados com ele (a) e corrigir as não conformidades.
7. Os alunos devem apresentar para a classe toda seu portfólio e explicar a causa dos problemas ambientais identificados nas fotografias que eles tiraram.

2. – Para finalizar, leia a noticia abaixo publicada num jornal de São Paulo em fevereiro de 2012. Ligações clandestinas causam risco de incêndios.

O assunto abordado é um tema que deve gerar preocupação social, pois reflete problemas sócio- econômicos enfrentados por uma parcela da população que vive com recursos limitados, ou reflete ainda uma cultura estabelecida em uma região.
O assunto poderá ser trabalhado sobre diversos eixos, integrando disciplinas de Sociologia, Física, Química, Biologia, Português, no sentido de analisar o problema e buscar soluções para o enfrentamento diário dessa situação.

Comunidades: