Caderno III Segunda Etapa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Escassez de água no planeta

Cursista: Rejane Menezes dos Santos Faria- MASP 837081-9

Resumo:
   O presente artigo tem a  finalidade de delinear a cerca da experiências prática envolvendo a interdisciplinaridade entre as disciplinas Geografia, Química, Biologia , Matemática e Língua Portuguesa nas turmas do Ensino Médio da Escola Estadual do Prata da cidade de Prata- Triângulo Mineiro- Minas Gerais na intenção  de aproximar os conteúdos à realidade vivenciada pela comunidade escolar , além de contribuir para a melhoria do índice de aprendizagem dos discentes de forma contextualizada e expressiva.

Palavras- chave: experiência prática, aprendizagem, interdisciplinaridade e conscientização de um bem necessário

Introdução:
  O Brasil tem uma posição privilegiada no que diz respeito aos recursos hídricos. Porém, com o aquecimento global e as mudanças climáticas, evidenciou-se outro problema que afeta todas as classes e regiões do país, a crise da água. Essa situação se agrava a cada dia e buscar uma solução eficiente que amenize  o quadro é de suma importância, uma fez que é notório o sofrimento de toda população, que vive o problema da falta de água, e se depara com longos períodos de estiagem, má distribuição  e poucos investimentos, e assim sendo, questionamentos , como: “de onde surgiu esse problema?” e “O que fazer para resolvê-lo?” são frequentes.  O dilema da falta d’água em algumas regiões brasileiras, principalmente no sertão nordestino, e de conhecimento de todos e alvo de um  olhar minucioso dos políticos  , entretanto, nestes últimos anos nota-se um agravamento do quadro em outras regiões , onde  a “falta da água” não era tão grave, daí a necessidade de conscientização  de todos. Portanto, espera-se que com os debates, seminários, exposições, entre outra atividades, possamos constituir uma excelente maneira de exercitar esse protagonismo, permitindo ao docente inúmeras possibilidades de ação  em prol de uma educação mais dinâmica e menos pautada no simples acúmulo de informações ou na memorização.

Desenvolvimento:
   Ao iniciarmos a exploração desse conteúdo em sala, faremos um breve debate como forma de fomentar  o tema e assim  promover uma reflexão sobre as causas e as conseqüências, bem como , nas soluções  para resolvermos essa crise da falta de água. Em seguida, trabalharemos com o texto Rios Voadores, como forma de enriquecimento do tema; assistiremos um vídeo sobre   como o planeta poderá estar em 2.045; e executaremos atividade: dissolução de gases  E técnicas de tratamento da água; análise de uma conta de água; a culminância será com a apresentação de um plebiscito  no qual os 3 grupos( fazendeiros, cidadãos comuns e industriais) apresentaram a defesa de acordo com o segmento do qual faz parte.

Avaliação :
Será baseada  no processo de aprendizagem do aluno, onde será observado a iteração destes com o conteúdo ministrado, a desenvoltura na apresentação , as falhas que deverão ser sanadas.