Caderno III Segunda Etapa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

ALUNA: PAULA CRISTINA ALVES NASCIMENTO – MASP: 1130932-5
TEMA GERADOR: ÁGUA
ESCASSEZ DE ÁGUA
RESUMO:  Diante da problemática do racionamento e do mau uso das águas superficiais, faz-se necessário despertar os alunos sobre a relação da quantidade e disponibilidade da  água no planeta, alertando-os que essa permanece constante ao longo da história humana, ou seja,  a mesma se “renova” através do Ciclo da Água. O fator desencadeador  do problema  encontra-se principalmente na poluição, desperdício, destruição das matas ciliares, assim como das florestas Equatoriais,  caso da Amazônia, uma das responsáveis por trazer a umidade do oceano para o continente. Será  um didática interdisciplinar entre os conteúdos de Biologia, Geografia, Química e Matemática.
Palavras Chaves: interdisciplinaridade, aprendizagem, conscientização.
INTRODUÇÃO: No ano de 2014,  a cidade de São Paulo,principalmente,  foi alvo dos telejornais nacionais, os  quais noticiavam a crise hídrica vivenciada pela população, devido a queda exagerada do nível d’agua do reservatório  Cantareira. Sabe-se que o transtorno causado pela diminuição e /ou falta de abastecimento revoltou a comunidade afetada. A culpa foi direcionada ao volume pluviométrico ocorrido durante o ano. Sabe-se, portanto, que o fator gerador do problema não está relacionado somente a São Pedro, mas sim, a um conjunto de fatores sociais, ambientais, políticos e econômico. O conhecimento real da causa do problema faz com que o aluno apresente capacidade de análise da realidade, assim como da possibilidade de intervir de forma direta ou indireta nas ações que mantém e/ou agravem a situação.
DESENVOLVIMENTO: O assunto escassez de água foi abordado na sala de aula através da seguinte pergunta: “ Se a água permanece constante no planeta, por que então, estamos tendo problemas de falta d’agua? Logo  após, foi apresentado o vídeo Ciclo da Água demonstrando a manutenção da água no planeta, foi em seguida, questionada as possíveis causas e consequências dessa falta d’agua. Através de aula expositiva foi discutido as maneiras  incorretas de uso das águas superficiais, assim como as fontes de poluição desses mananciais. Em contrapartida, a professora de geografia  através do texto Rios Voadores explicou sobre a importância da Floresta Amazônica na captação da umidade oceânica e do caminho desta pelo território brasileiro. A professora de química trabalhou a dissolução de gases  e produtos químicos na água e o processo de  Eutrofização, além de dar noção sobre as técnicas de tratamento das águas potáveis e resíduais. Conjuntamente com a matemática, foi trabalhado a análise da conta de água e o gráfico de distribuição da água  nos diferentes setores sociais. Como culminância, foi apresentado um plebiscito, onde grupos específicos teriam que defender o seu posicionamento em  relação ao aumento ou disponibilidade da água numa determinada localidade. Com essa atividade, trabalhou-se a oralidade, expressividade, escrita e conhecimento do assunto abordado. Foi apresentado, também um vídeo , elaborado por um grupo específico de alunos sobre o Aquífero Guarani.
AVALIAÇÃO: Participação, envolvimento, conhecimento do tema trabalhado.