Caderno III. Etapa 2

Ministério da Educação – MEC

Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
 
Formação de Professores do Ensino Médio
Escola: Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda
Orientadora de Estudos: Sonara Cristina Polityto Cremasco
Etapa II – Caderno III
Cursista: Anderson Christofer de Souza
Cursista: Carlos Henrique dos Santos Salgado
Cursista: Cristina Maria Barreiros
Cursista: Deborah Braga Eitelwein
Cursista: Eliane de Cássia Spirandelli Gomes
Cursista: Felipe Quadra
Cursista: Georgiana Nardi Vidal Maceno
Cursista: Gisele Alves de Almeida
Cursista: Guilherme de Gouveia Santa Bárbara
Cursista: Jane Moreira de Matos
Cursista: Jaqueline Ferrazza Gonçalves
Cursista: Joice Barreiros
Cursista: Maurício de Oliveira Munhoz
Cursista: Nádia Aparecida Poleto
Cursista: Raquel Neuwert
Cursista: Silmara Dias Pereira
Cursista: Valmir Coqueiro Fontana

 

REFLEXÃO E AÇÃO – 2
As afirmações em relação a disciplina de Ciências, contradizem com a proposta pedagógica existe, mas e cria um necessidade de uma profunda reflexão de encaminhamento metodológico, vejamos:
      As atividades desenvolvidas no laboratório devem partir da própria experiência do educador e possibilite a construção de conceitos coletivo, independente de serem atividades prontas ou não.
      A produção é um conhecimento inato da disciplina, requer conhecimento e relação com conceitos básicos e que devem ser estimuladas com base na necessidade e realidade dos educandos.
      A necessidade de decorebas podem ser transformadas em conhecimentos técnicos mais com relevância deste que aplicados com base nas diretrizes e fundamentos , a fixação deve ter como base a prática e relevância de aprendizados necessários para exercer a cidadania e entender o mudo que o cerca e suas relações químicas e físicas com o homem e  universo que o cerca.

Concluindo, a sempre a necessidade de levar ao educando a refletir com a evolução histórica da ciência e as relações históricas com o mundo de ontem , hoje e amanhã, pensar na construção de uma proposta pedagógica para disciplina de ciência centrada no mundo de hoje, da necessidade do aluno proteger o mundo que vive, seja do meio ambiente , estudar suas relações de movimentos entre outros. 

REFERÊNCIA

1.  Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III : Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.