Caderno III - Ciências Humanas

COLÉGIO ESTADUAL DIAMANTE D’OESTE
                                         Etapa II     Caderno III
Orientadora de Estudos: CLEONICE PEREIRA DE ALMEIDA
Cursistas: Aparecida Fátima da Cruz; Cristiane Franco Pivatto; Doraci Vargas; Elias Oliveira dos Santos; Fátima Inês Schneider; Frida Heck; Lizandra Suzana Carvalho dos Santos; Lorivaldo Jandir Carvalho; Rosane Lucia Schneider.

O trabalho interdisciplinar ainda é um grande desafio. Pois encontramos dificuldades no desenvolvimento de projetos de caráter interdisciplinar devido à nossa formação insuficiente e às características disciplinares do currículo. Portanto é necessário repensar a maneira que se constitui a formação inicial e também a continuada dos professores.
Para que a interdisciplinaridade aconteça naturalmente é preciso também que haja sensibilidade para o contexto, mas essa prática e sistematização demandam trabalho didático de um ou mais professores e, por falta de tempo, esse exercício docente na maioria das vezes ignora a intervenção de outras disciplinas na realidade ou fato que está trabalhando com os alunos.
No desenvolvimento dessa prática, o envolvimento do professor é imprescindível. É preciso estar aberto para a troca de experiência e para o diálogo com o grupo; exige uma figura docente reflexiva; a adoção de métodos voltados para a pesquisa; demanda também, uma sobrecarga de trabalho; implica romper hábitos e acomodações e a busca de algo novo e desconhecido para muitos. Portanto a atuação docente voltada à ruptura com a fragmentação requer estudo e dedicação, o que demanda tempo e disposição do professor.
(...) É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais um olhar, talvez vários. Explicação, compreensão, intervenção são processos que requerem um conhecimento que vai além da descrição da realidade, mobiliza competências cognitivas para deduzir, tirar inferências ou fazer previsões a partir do fato observado (Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília:MEC, 2002, p. 88 e 89).
Para Lüc, interdisciplinaridade é o processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e serem capazes de enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual. (Lück, 1994, p. 64).

Fontes
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
Gasparin , João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica/João Luiz Gasparin. – 5.ed.rev.,1.reimp. – Campinas , SP: Autores Associados, 2011.
Lück, H. (1994). Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 8. ed. Petrópolis: Vozes.