CADERNO III Ciências da Natureza – Colégio LysÍmaco

CADERNO III  Ciências da Natureza – Colégio LysÍmaco
1.
a) Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da biologia: preservação do território, a sobrevivência e a evolução.
b) Esse tipo de exercício oportuniza aos alunos: criar hipóteses, sistematizar o conhecimento aprendido de forma organizada, nesse caso a leitura de gráficos e reconhecer as relações de interdependência entre os seres vivos e destes com o meio em que vivem.
c) As ciências da natureza ressaltam a necessidade de inserção do estudante em seu processo de aprendizagem, defendendo o desenvolvimento de suas habilidades. Ao mesmo tempo, utilizar noções e conceitos da biologia em novas situações com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma visão mais ampla da ciência e um conhecimento de como ela é construída e usada, relacionando os conhecimentos das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos. O aluno irá reconhecer a biologia como um fazer humano e histórico, fruto de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos.

        2.
          a) Atividade 1: Conceito -  Origem e composição do solo.
Atividades 2, 3 e 4: Conceito – Transpiração das folhas e condução de água, permeabilidade de diferentes tipos desolo e desenvolvimento vegetal em diferentes tipos de solo.
Atividade 5: Conceito – Atividade dos microrganismos – transformação da matéria (decomposição).
Atividade 6: Conceito – Nutrição vegetal, ciclo do nitrogênio e interações bióticas.
Objetivos: entender o funcionamento, estrutura e transporte de seiva na fisiologia vegetal.
Habilidades: estabelecer relações entre parte ou todo de um fenômeno ou processo biológico.
b) são compartilhadas as mais diferentes linguagens: fala, escrita, tabela, imagens.  São mobilizadas por meio de análise de experimentos, fotos reais, visualização de vídeos e situações problemas, onde os alunos são convidados a construir explicações utilizando evidencias e conceitos científicos.
c) na execução dessas aulas práticas, o aluno terá alto grau de autonomia, cabendo ao professor apenas a leitura e instruções anteriores a realização dos experimentos, já que os mesmos são fáceis e não apresentam periculosidade para os alunos de ensino médio.

d) As concepções presentes nessa atividade são:
- concepção racionalista: pois afirma ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo.
- concepção empirista: afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos.
- concepção construtivista: considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade.
           e) As possibilidades de execução das atividades são precárias, pois existe um laboratório sem materiais e equipamentos suficientes e não existe um laboratorista.   

Parcialmente, pois para ensinar ciências as aulas não são apenas experimentais ou apenas teóricas, mas pensadas de modo a assegurar a relação interativa entre o professor e o aluno, ambos tendo espaço para expor suas explicações, refletir a respeito das implicações de seus pressupostos e revê-los a luz das evidências científicas. Assim, as aulas devem ter como finalidade o uso de um método que privilegia a construção do conhecimento, em caráter de superação a condição de memorização direta, comportamentalista. Parte-se do pressuposto que a adoção de uma prática pedagógica fundamentada nas teorias críticas deve assegurar ao professor e ao aluno a participação ativa no processo pedagógico.
Planejamento de uma atividade interdisciplinar: NUTRIÇÃO NA ADOLESCENCIA
Sugerimos 2 aulas práticas:
Prática 1: Alimentação saudável e calculo da ingesta de calorias diárias
O consumo de doces, sanduiches, salgadinhos, entre outros, é um dos fatores que colocam a saúde de nossas crianças e adolescentes em risco. Na última década, houve um aumento substancial no número de obesos e de doenças relacionadas à má alimentação nestas faixas etárias.
A atividade física é muito importante e fundamental na vida da criança e do adolescente, uma vez que o exercício acelera o metabolismo, ajuda no crescimento e desenvolvimento psicológico e do corpo, evitando o estresse e motivando-os a desenvolver outras atividades. Além disso, o exercício físico pode representar um momento de lazer e descanso das atividades habituais. Promove o desenvolvimento social, trazendo bem-estar, assim como inúmeros benefícios á saúde e à qualidade de vida.
Apesar de que fatores genéticos influenciam o desenvolvimento da obesidade, estudos mostram que a educação alimentar, que gera hábitos saudáveis, influencia de forma considerável o metabolismo das crianças e adolescentes.
Mas não basta proibir o consumo de certos alimentos. O certo é explicar, conscientizar a criança ou o adolescente da importância de uma alimentação saudável e, principalmente, dos malefícios que trazem o excesso do consumo de alimentos ricos em gorduras, açucares e de alto valor calórico.
A longo prazo, os resultados virão em uma melhor qualidade de vida, bem-estar e saúde. Assim, estes jovens diminuirão os riscos de patologias e problemas futuros, tornando-se adultos mais saudáveis.

Objetivo
Verificar a quantidade de calorias ingeridas no dia anterior, bem como os tipos de alimentos.
Materiais
Calculadora, lápis, rótulos de alimentos frequentemente ingeridos, tabela de composição de alimentos X medidas X calorias
Procedimentos
• Faça uma lista de tudo que você comeu no di anterior ou dos alimentos que você trouxe o rótulo
• ao lado de no cada alimento escreva medida e as calorias
• Faça o cálculo da quantidade total de calorias ingeridas no seu dia e compare com o VDR (valor diário recomendado) que é de 2400Kcal, e avalie sua alimentação.
• Algumas vezes você deverá fazer alguns cálculos de proporção (regra de três) para calculo de calorias ingeridas. Siga as orientações do seu professor

Exemplo de Tabela para cada aluno:
Alimento/ bebida Calorias/ porção Calorias ingeridas
Leite integral 150/240mL 300
Coca-Cola 137/ 350mL 137
Pão francês 150/unidade 300

Prática 2: Detecção de Carboidratos e proteínas nos alimentos
Os endocrinologistas alertam para os perigos de um regime alimentar baseado na restrição de um nutriente e favorecimento exagerado de outro nutriente. Isto é o que acontece, por exemplo, no regime da proteína. Proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais são nutrientes imprescindíveis para a saúde e não devem ser negligenciados.
Uma dieta saudável privilegia todos os nutrientes em quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo. Hábitos saudáveis como o hábito de praticar atividade física unido a uma alimentação balanceada proporcional bem-estar e promovem a saúde. Para tanto, a presença de carboidratos para gerar energia e de proteínas para manutenção da musculatura são imprescindíveis.

Objetivo
Determinar a presença de proteína e carboidrato nos alimentos.
Materiais
• Água destilada ou deionizada
• Amostra de alimento
• Béquer
• Caneta para vidro
• Conta gotas
• Solução de Biureto
• Solução de Iodo ou Lugol
• Reativo de Benedict
• Tubos de Ensaios

Obs: Os alimentos sólidos serão previamente preparados em solução com a proporção de 100g do alimento para cada 200ml de água destilada.
Sugestão de alimento: Leite de soja, Leite integral, ovo, fígado, suco de laranja, brócolis e mel.
Procedimentos
Parte A: Detecção de amido (carboidrato complexo – polissacarídeo).
I. Coloque 2ml das amostras de alimentos em tubos de ensaio e identifique-os.
II. Faça um tubo controle contendo água destilada ou deionizada.
III. Com um conta-gotas, adicione 3 gotas de solução de iodo em cada amostra. A cor azul (roxo) ou preta indicará a presença do amido.
IV. Anote os resultados na tabela de dados a seguir.
Parte B: Detecção de açucares simples (sacarose, Maltose, glicose – monossacarídeos e oligossacarídeos).
I. Coloque 2ml das amostras de alimentos nos tubos de ensaio e identifique-os.
II. Faça um tubo de controle contendo água destilada ou deionizada.
III. Acrescente 1ml Reativo de Benedict e ferva, com cuidado.
IV. O aparecimento das cores cinza, verde, amarelo, alaranjado ou vermelho indicam a presença de carboidratos simples (açucares). As cores apresentadas estão em escala crescente da concentração de açucares.
V. Anote os resultados na tabela de dados a seguir
Parte C: Detecção de proteínas. (Polipeptídeos)
I. Coloque 2ml das amostras de alimentos nos tubos de ensaio e identifique-os.
II. Faça um tubo controle contendo água destilada ou deionizada.
III. Adicione 5 gotas de solução de Biureto em cada tudo.
IV. O aparecimento da cor violeta ou cor-de-rosa indicará a presença de proteína.
V. Anote os resultados.

 

Resultados
Tabela de dados: Resultados dos nutrientes para os vários tipos de alimentos (assinale com (+) se o nutriente estiver presente no alimento e com (-) caso o nutriente não esteja presente no alimento)
Alimento Teste amido
( + ou - ) Teste glicose
( + ou - ) Teste proteína
( + ou - )
O que você espera? O que você obteve? O que você espera? O que você obteve? O que você espera? O que você obteve?

     

     

     

     

     

1. Explique por que um alimento não passa no teste para detecção de um determinado nutriente mesmo quando sabemos que o alimento contém o nutriente.
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Introdução
A adolescência é um dos períodos mais desafiadores no desenvolvimento humano. Devido a extensão das mudanças físicas e fisiológicas que ocorrem, uma série de consequências importantes surgem e que influenciam o bem-estar nutricional de um adolescente.
  A adolescência é o período de vida entre 10 e 20 anos de idade, caracterizado pelas intensas mudanças corporais da puberdade e pelo desenvolvimento psicossocial, mudanças que influenciam o aumento das necessidades nutricionais. A independência crescente, participação crescente na vida social, e horários geralmente ocupados dos adolescentes influenciam os seus hábitos alimentares. Sendo assim há a necessidade de incluir vegetais e frutas frescas e produtos de grãos integrais, para complementar os alimentos ricos em valor energético (Carboidratos e Lipídios) e proteínas
Durante o período do pico de velocidade de crescimento, os adolescentes normalmente precisam comer com frequência e em grandes quantidades. São capazes de utilizar os alimentos com uma alta concentração de energia, entretanto, necessitam ser mais cuidadosos com as quantidades e frequência de alimentação quando o crescimento é diminuído. Os hábitos de alimentação excessiva adotados durante a adolescência podem finalmente contribuir para uma série de doenças debilitantes. O acompanhamento da rotina dos adolescentes deve incluir uma avaliação da velocidade de crescimento e da maturação sexual e obtenção das medidas antropométricas para avaliação do estado nutricional.
É durante a adolescência que se inicia a prevenção das principais situações de risco nutricional – desnutrição crônica, anorexia, bulimia, vigorexia, anemia, osteogenia, obesidade, aterosclerose, gravidez e lactação.
As relações entre nutrição, crescimento e desenvolvimento são essenciais na vida de todas as crianças e adolescentes, pois comer, crescer e desenvolver são fenômenos diferentes em sua concepção fisiológica, mas totalmente interativos, interdependentes e inseparáveis, expressando a potencialidade do ser humano. Por isso, essas mudanças de crescimento, maturação e diferenciação em tempo, forma e tamanho corporal tem sido também marcada pelas transições históricas, políticas, socioeconômicas e culturais, assim como pelas epidemias, múltiplas doenças, problemas ecológicos causados pela urbanização e industrialização, e também por avanços tecnológicos e científicos da atual globalização.
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Discutir sobre as funções das dietas relacionadas a questões salutares ou estéticas
• Discutir a influência da mídia sobre os padrões estéticos na sociedade
• Discutir sobre saúde e qualidade de vida

Duração das atividades

2 aulas de 45 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Prática Social Inicial do Conteúdo

Inicie a aula perguntando à turma quem já fez regime ou dieta para emagrecer. E qual o objetivo de emagrecer? É uma questão estética ou de saúde? A partir desta discussão, introduza os problemas advindos de uma má alimentação e de maus hábitos de vida.

Problematização

Vivemos numa época em que o padrão de beleza vigente reside em formas esguias e músculos esculpidos, porém, mais de 40% da população brasileira se encontra com sobrepeso ou obesa. O excesso de peso e a obesidade se transformaram no grande mal da sociedade contemporânea, atingindo a todo planeta. Este modelo se sustenta principalmente em três pilares: o sedentarismo, a ingestão acentuada de alimentos e o stress. O consumo de anfetaminas remédios para emagrecer e a busca por dietas milagrosas, é tema frequente nos noticiários, e os transtornos alimentares são, sem dúvida, um problema de saúde pública.

Mas afinal, o que são transtornos alimentares?

Atividades

Atividade 1:

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para que façam uma pesquisa sobre os diferentes tipos de transtornos alimentares, como a anorexia, bulimia, vigorexia, obesidade e compulsão alimentar. É importante também abordar nesta pesquisa o uso de anfetaminas, laxantes, diuréticos e as dietas milagrosas. Para que a pesquisa se torne interessante, divida um tema para cada grupo e peça que ao final elaborem uma apresentação para o restante da turma.  

Grupo 1: Anorexia;

Grupo 2: Bulimia

Grupo 3: Vigorexia

Grupo 4: Obesidade e Compulsão alimentar

Grupo 5: Uso de anfetaminas, diuréticos e laxantes

Grupo 6: Uso de anabolizantes

Grupo 7: Dietas milagrosas

Sugestões de sites para pesquisa dos alunos:
1. http://www.psiqweb.med.br/anorexia.html
2. http://www.psiqweb.med.br/bulimia.html
3. http://sites.uol.com.br/gballone/alimentar/vigorexia.html
4. http://www.anred.com/pica.html
5. http://www.psiqweb.med.br/infantil/obesid2.html
6. http://www.inef.com.br/transtornos_alimentares.htm
7. http://www.4woman.gov/faq/eatingdi.htm
8. http://www.nimh.nih.gov/publicat/eatingdisorder.cfm
Resultados Esperados:

Através dessa atividade, espera-se que os alunos compreendam a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Ocorrendo assim, uma mudança no comportamento alimentar dos alunos, combatendo os distúrbios alimentares e melhorando a qualidade de vida das famílias.

Comunidades: