Caderno III - Ciências da Natureza

Colégio Estadual Prof. Paulo Freire - EFM

Município:Londrina         NRE: Londrina

Cursistas: Orlando Pereira Costa, Francisco de Paula Costa, Antobia da Silva, Josiane Aparecida Bresssan, Lourdes Mendes dos Santos, Luci Maria Henriques, Célia Andréia Sant'Anna, Rosangela Furlanetto Garcia.

CONTEXTUALIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO.
A reflexão do grupo levou à conclusão de que esta área de conhecimento traz importantes contribuições para a formação do aluno.
Pensamos ser necessário colocar o estudante como sujeito central no processo de aprendizagem. Para tal é preciso quebrar paradigmas de uma forma de ensinar obsoleta e “reinventar” a escola, promovendo mudanças para garantir a formação integral dos jovens.
Nesta nova prática no estudo de Ciências da Natureza torna-se necessário integrar os conhecimentos de Biologia, Física e Química para que o aluno possa atribuir significado aos conhecimentos científicos escolares.
As temáticas podem ser propostas para integrar conhecimentos de cada componente curricular, abordando temas e resinificando conceitos. É preciso favorecer práticas que envolvam a participação ativa dos estudantes, tendo a pesquisa, a investigação e a experimentação na busca por respostas através de atividades diversas, possibilitando uma aprendizagem mais efetiva e não pautada apenas no acúmulo de informações e memorizações.
Neste sentido, há necessidade da utilização de práticas que levem o aluno a entender que a ciência não é um conhecimento pronto e acabado, mas sim um conhecimento dinâmico em constante transformação, levando-o a entender o caráter provisório do conhecimento científico.
Considerando os avanços científicos e tecnológicos na sociedade atual, é necessário também que seja oportunizado aos alunos a compreensão das relações que se estabelecem entre a ciência e a tecnologia, como também possam refletir, questionar e opinar sobre as implicações desses avanços para a sociedade. Dessa maneira, o ensino de Ciências da Natureza poderá contribuir para o desenvolvimento crítico dos alunos em questões que envolvam implicações também para o meio ambiente e saúde humana.
Experimento 1 – Metabolismo das plantas.
Introdução:
No interior de um organismo vivo ocorrem processos bioquímicos de extraordinária complexidade. Esses processos constituem, em conjunto, o metabolismo.
O metabolismo, inclui desde reações simples até bastante complexas como, por exemplo a fabricação de alimentos através da luz (fotossíntese). É o metabolismo que permite ao organismo crescer e se reproduzir, possibilitando assim a perpetuação das espécies.
Materiais:
• Pote plástico, anilina, flor branca, água, estilete, espátula, pano, 1 béquer de 150 mL, Elódia sp, 1 funil, 1 tubo de ensaio, solução de bicarbonato de sódio, 1 suporte com lâmpada.
Procedimento:
• Cada grupo deverá colocar a Elodea sp no bequer de 150 mL e cobri-la com 1 funil emborcado (de cabeça para baixo);
• Preencher o béquer bem como o funil com a solução de bicarbonato de sódio. Tomar cuidado para que a solução cubra também a haste do funil e não forme bolhas;
• Preencher o tubo de ensaio com a solução de bicarbonato de sódio e acoplá-lo à haste do funil, tomando cuidado para não entrar bolhas de ar no tubo;
• Posicionar o experimento o mais próximo possível da fonte de luz ou coloca-lo no sol;
• Verificar o que ocorre.
1) O que aconteceu com a planta?
R: A planta vai sobreviver e é possível ver a saída de bolhas de ar.
2) A fotossíntese só acontece durante o dia?
R: Não.
3) Qual o produto da fotossíntese?
R: Glicose, oxigênio e água.
Experimento 2 : Transpiração.
Materiais:
• Vaso com uma planta, saco plástico, pedaço de barbante.
Procedimento:
• Cada grupo deverá colocar uma das ramificações (galho) da planta dentro de um saco plástico e amarrar com o barbante;
• Em seguida deverá colocar o vaso ao sol durante 15 minutos e observar o que acontece.
1) O que você observou?
R: Que o saco fica com gotículas de água.
2) Por que isto aconteceu?
R: Porque aconteceu a transpiração da água presente na planta.
3)  Formule uma explicação para o que você observou.
R: A água absorvida pela planta evapora ao ser exposta ao sol, fazendo o ciclo da água (infiltração, evaporação e precipitação).
           Experimento 3 : Condução de água e nutrientes em plantas:
• Cada grupo deverá encher o pote com água (mais ou menos ¾ do pote);
• A seguir deverá colocar uma espátula de anilina na água e mexer bem para que dissolva;
• O grupo deverá fazer um corte transversal no talo da planta;
• Observar depois de 30 minutos.
1) O que aconteceu com a flor branca?
R: Ficou azul.
2) O que podemos provar com este experimento?
R: O deslocamento da água pelos vasos condutores.
3) Qual experimento você faria para testar se sua hipótese está correta? Qual seria o resultado esperado desse experimento?
       Eu colocaria duas flores iguais em vasos com corante, só que uma delas deixaria com as folhas e a outra sem. Depois de colocar as duas no sol por 40 minutos observaria a diferença de cor entre elas.
OS SUJEITOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E OS DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO
HUMANO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Após ampla reflexão, concluímos que concordamos com a maioria das afirmações. Discordamos daquela que propõe que o professor deve “criar situações de experimento mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outras”. A melhoria no processo de ensino-aprendizagem envolve fatores que fogem ao raio de ação do professor. Tal melhoria não requer somente ações e transformações no modo de agir e pensar do corpo docente. O Estado também deve estar comprometido com tal melhoria, fornecendo condições para que o professor desenvolva seu trabalho.
Acreditamos que o planejamento de práticas que corroborem com as proposições presentes nesta reflexão pode ser efetivado via soma de fatores, sendo eles:
• Instrumentalização da escola para a realização de experimentos (laboratórios, equipamentos, materiais e salas menos numerosas).
• Descentralização da figura do professor e centralização do aluno enquanto sujeito do processo educativo, ou seja, entre outros fatores, os interesses e as necessidades dos estudantes devem ser conhecidas e amplamente consideradas.
• Realização do trabalho docente de maneira integrada para que os conhecimentos científicos escolares ganhem significado.
• Planejamento do Trabalho Docente a partir das seguintes temáticas (que devem ser adequadas à realidade da comunidade escolar): mobilidade urbana, nutrição, segurança alimentar, consumo e sustentabilidade socioambiental, tecnologias da informação e comunicação, prevenção de doenças, uso consciente dos recursos naturais e preservação do meio ambiente, produção e consumo de energia, uso do solo e questões habitacionais, influência do homem sobre o clima, respeito à diversidade étnica, sexualidade e gênero. A organização do PTD com base em temas diretamente ligados à realidade contemporânea pode atribuir significado ao estudo do saber científico evitando as “receitas” de laboratório e o uso de fórmulas destituídas de vínculo com as vivências dos alunos.
• Favorecimento de práticas nas quais o aluno tenha protagonismo. Isso pode se consolidar quando o planejamento tem como eixo central a pesquisa. Dito de outra forma, quando o professor prioriza práticas como seminários, debates, exposições, aulas de campo, visitas, por exemplo.
Enfim, todas essas ações, somadas à transformação do olhar do professor, podem resultar em um ensino de ciências mais efetivo e significativo.

TRABALHO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA
ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

O tema abordado será poluição em suas diferentes formas.
Poluição é uma tema muito discutido na sociedade contemporânea em virtude da própria atuação do homem. A poluição pode ser definida como a introdução de substâncias que alteram o equilíbrio natural do ambiente, podendo causar danos à saúde humana, aos seres vivos em geral e ao ecossistema.  O estudo envolverá as disciplinas de Geografia, Química, Biologia, Física, Português, Arte e sociologia. Serão desenvolvidos trabalhos de pesquisa permitindo ao aluno levantamento de dados já existentes e a partir das descobertas feitas construir seu próprio conhecimento compreendendo o impacto no ambiente social e natural e o retorno que essas atitudes, que tem destruído o meio ambiente, pode causar à sociedade em qual está inserido. 
 
Conteúdos Específicos
- poluição hídrica;
- poluição do solo;
- poluição sonora;
- poluição visual.
Devemos repensar nossos hábitos, a fim de não poluir ainda mais o ambiente, pois tal prática interfere em nossa qualidade de vida.
Objetivos

-Caracterizar os tipos de poluição que afetam, principalmente, os grandes centros urbanos.
- Conhecer as implicações de cada tipo de poluição;
- Pesquisar informações em diferentes fontes.
-Compreender o impacto causado pela poluição;
-Problematizar seus efeitos para a saúde e sociedade;
-Estabelecer relação entre causas e efeitos causados pela poluição.
Recursos Didáticos
Pesquisas em diversos meios de comunicação, vídeo, revistas, jornais.
Metodologia 
Discutir com os alunos sobre os diferentes tipos de poluição.
Solicitar que os alunos se organizem em grupos.
Pedir que cada grupo escolha um tipo de poluição e se aprofunde no estudo desse tipo.
Leitura e interpretação de artigos de revistas e jornais sobre poluição ambiental.
Comparar ar limpo e ar poluído. Relacionar concentração de poluentes e efeitos sobre a saúde.
Identificar as principais fontes poluidoras.
Os grupos elaboraram seminários, vídeos, maquetes, tabelas, gráficos, textos, teatro, música para serem apresentados para a comunidade escolar.

Conteúdos:

Geografia
A poluição dos corpos hídricos (rios, lagos)
Resíduo que é despejado no solo sem cuidado constituem uma fonte de poluição.
Mapeamento de áreas locais e municipais, contaminadas e sua possível recuperação
Biologia/Física
O limite máximo tolerável para a saúde humana. O efeito sobre a saúde humana: problemas auditivos causados pela poluição sonora, forma de amenizar a poluição sonora, ondas sonoras.
Arte/sociologia
Nos meios urbanos a poluição visual vem aumentando a cada dia, pesquisar as imagens de outdoor, cartazes, e diversos outros meios de comunicação que servem para transmitir informações, o uso excessivo destes recursos pode ser considerado poluição, influencia social..
Química
Poluição atmosférica, suas principais fontes, tipos de gases, materiais particulados. Estes gases podem causar diversos danos ao meio ambiente aos recursos naturais a saúde.

POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS PEDAGÓGICO-CURRICULARES  NA ÁREA DE CIÊNCIAS  DA NATUREZA
Abordagem pedagógico-curricular: Problematização da realidade por meio dos momentos pedagógicos.
Investigação temática A moda das academias: os perigos na busca do corpo perfeito.
Estudo da realidade Qual o perigo das atividades excessivas com uso de aparelhos de academia sem uma instrução correta ou sem acompanhamento médico?
Quais os efeitos colaterais provocados pelo uso de anabolizantes e esteroides?
Em que os suplementos alimentares auxiliam no rápido aumento de massa muscular e que tipo de nutrientes estão contidos nestes tipo de alimentos?
Quais os componentes que estão contidos nestes tipos de nutrientes e que transformações ocorrem em nosso organismo?

Problematização inicial
O número de academias no Brasil aumentou 133% nos últimos 5 anos.
Cresce no número de jovens que fazem uso de anabolizantes e esteroides em busca de resultados mais rápidos.

Organização de conhecimento Na biologia pode-se trabalhar as doenças e mal-estar que o abuso do exercícios de musculação podem provocar, como: Vigorexia, distúrbios do sono, indisposição e dores e lesões.
Pode-se ainda trabalhar os diversos tipos de suplementos alimentares, as substâncias nelas contidas e suas principais funções no organismo.
A química pode mostrar as diferenças entre os esteroides anabolizantes naturais que o nosso corpo produz como a testosterona, e os sintéticos, como o estanazolol, nandiolone e dianabol, apresentando suas fórmulas estruturais.
Em física pode-se trabalhar a utilização de roldanas que são usadas em certos aparelhos de academia que tem a função de modificar a aplicação e direção de uma força produzindo assim uma situação de maior conforto e facilidade. Em alguns aparelhos há a opção de se colocar a carga trabalhada em uma ou duas roldanas, assim aplicando a mesma força o peso cai pela metade.

Aplicação do conhecimento Visita a uma academia e entrevista com um profissional da área sobre a função que cada aparelho desempenha e que tipo de suplemento alimentar é indicado para atingir a forma física desejada.
Em seguida, deve-se fazer uma consulta a um nutricionista a respeito de tais suplementos indicados por essa academia se há alguma contraindicação para a saúde.
Todo esse procedimento será filmado e editado pelos alunos e apresentado em forma de seminário para toda a comunidade escolar.

http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2014/01/14/...
acessado em 23/09/2015
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-anabolizantes-agem-no-...
acessado em 23/09/2015
http://www.hipertrofia.org/blog/2011/04/08/mitos-e-verdades-sobre-os-est...
acessado em 23/09/2015
http://www.mundoeducacao.com/quimica/composicao-efeitos-dos-esteroides-a...
acessado em 23/09/2015
http://www.infoescola.com/mecanica/polias-roldanas/
acessado em 23/09/2015
http://www.alunosonline.com.br/fisica/aplicando-as-leis-newton-nas-rolda...
acessado em 25/09/2015

http://www.tuasaude.com/suplementos-alimentares/