Caderno II Questão 1 - pág. 18/19

COLÉGIO ESTATUAL "CIDÁLIA REBELLO GOMES"

REFLEXÃO E AÇÃO

ADRIANE CARVALHO DOS SANTOS

ANA LUCIA REDERD DE OLIVEIRA

ANGÉLICA RIPARI

CINTIA PONS CLAVIJO

JOSÉ DOS SANTOS

RUBENS DOS SANTOS ALVES FILHO

REGINA CÉLIA DO ROCIO VEISS

SELMA FANI SILVEIRA COSTA

SIMONE BOZZA HERNANDES

ORIENTADORA: LETÍCIA PONS CLAVIJO

Em uma sociedade em constante mudança e alunos cada vez mais imediatistas, percebemos a necessidade de ressignificar os conteúdos. Notamos que em sala de aula, os projetos interdisciplinares favorecem a troca de experiências tanto entre os próprios alunos, como entre os professores, que precisam relacionar seus saberes para dar sentido à aprendizagem. Quando conseguimos integrar conteúdos, normalmente temos uma aprendizagem onde o contexto real das disciplinas se complementam para a formação do nosso aluno, o qual traz além do conhecimento prévio, a busca do mesmo de forma integral. O diálogo entre as disciplinas mostra o quanto estas não são isoladas. Até mesmo aquelas que parecem ser tão distintas, apresentam pontos que dialogam entre si. São esses pontos em comum que devem ser buscados para que professores, na forma de terem o domínio, mesmo que básico de outras disciplinas, precisam estar atentos ao seu trabalho de interação com outros colegas.