Caderno I - Etapa II - Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico

NRE: FOZ DO IGUAÇU

Síntese do Caderno I – Etapa II
Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico

A diversidade e a pluralidade constituem um desafio na organização o trabalho pedagógico no sentido que os professores devem estar aptos a lidar com as diversidades, principalmente, sabendo como interceder nos momentos em que os alunos satirizam as diversidades, as diferenças que entre si, quebrando a barreira do preconceito. E podem ser mola propulsora para  a organização do trabalho pedagógico, que já propõe a pluralidade e a diversidade. Porém, ainda há muito a se fazer, pois a cada dia surgem novas diversidades, novas situações. Na escola devem ser consideradas as diversidades de gênero, credo, raça, orientação sexual, necessidades especiais, entre outros. Nossa escola é bem antiga, pequena e com pouca infraestrutura. Os alunos quando questionados sobre os problemas que precisam ser resolvidos na escola, foram unanimes, todos apontaram os problemas estruturais, alegando prejudicar a aprendizagem. Para ser resolvido esse problema, a direção da escola acionou os órgãos competentes e uma nova escola já está sendo construída. A direção da escola juntamente com seu corpo docente e demais funcionários faz o possível para atender seus alunos da melhor forma possível, com os recursos que lhes estão disponíveis. Mediante a participação no Conselho de Classe, podemos, elencar vários problemas como aproveitamento escolar, dificuldade de aprendizagem, assiduidade, comportamento, aproveitamento escolar dos alunos de inclusão, possíveis problemas externos que podem estar afetando a aprendizagem ( do aluno em questão), etc.
Um Pré-Conselho( acompanhamento individual de todos os alunos e todas as disciplinas ) é realizado em sala de aula juntamente com os alunos, onde cada um pode perceber suas falhas e o professor dialogar os pontos em questão. No Conselho de Classe, seus membros dialogam sobre todas as ações que deverão ser tomadas com cada aluno que apresenta dificuldade para que o mesmo consiga um melhor desempenho. Mediante esse diálogo, atitudes são tomadas por parte dos docentes, modificando a forma de avaliar seu aluno e fazendo uma análise de sua metodologia de ensino para possíveis modificações.
A escola precisa atuar diante dos novos desafios, tais como: que tipo de educação necessitam os jovens, para viver neste mundo tão diverso? Certamente esses jovens necessitam de uma educação para a diversidade, necessitam de uma ética e de uma cultura da diversidade. Por isso a pluralidade e a diversidade constituem-se hoje no maior desafio para a organização do trabalho pedagógico, visto que é necessário ter um olhar diversificado para os sujeitos do nosso trabalho. Fazer um planejamento que atenda a todos exige conhecimento prévio da realidade social em que vivem nossos alunos. É preciso entender seus anseios, limitações, angústias e insatisfações para que o docente possa atingir a todos, ou seja, esse trabalho deve ser organizado nos pilares da sociedade democrática, principalmente no que diz respeito às diversidades e ensinar e aprender a conviver com as diferenças ainda é um grande desafio dentro da escola.